Máscaras de vacas, galos, zebras, cavalos e pavões. Em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, por trás de toda essa bicharada está Jaime Alves Concerva, de 94 anos. Conhecido como Mestre Jaime. Esse animado carnavalesco é o fundador do tradicional bloco ‘Bicharada’, que desfila na folia momesca em cidades do Sertão, desde o ano de 1945.
Com as próprias mãos e materiais simples como papelão, cordão, barbante, goma, jornal e tinta, Mestre Jaime confecciona máscaras de animais e pessoas que completam a estrutura de bonecos gigantes, que chegam a 5 metros. Grande parte dos bonecos é inspirado nas faces de pessoas anônimas.
Além de um artesão de mão cheia, Jaime revela ter jeito para alfaiate, pois costurou para uso próprio cerca de 35 paletós, cada um de uma cor. Vaidoso, além do traje desfila nas ruas com um sorriso dourado, uma chapa completa de ouro 18 quilates.
“Ele tem um ateliê, costura, bota a linha na agulha. Apenas coloco o bloco na rua, mas tudo é ele quem escolhe”, explica o Wilton Demevidef, de 40 anos, genro do mestre.
Entre as obras produzidas, uma cobra de 12 metros é seu orgulho. Wilton disse que o boneco foi criado a partir de um pedido seu ao artista. “Eu queria fazer uma cobra para percorrer o bloco, mas não sabia como. Mestre Jaime me levou em uma loja que vendia pneu e câmaras e ar de carros e motos e fez a cobra de 12 metros. Ela se mexe e se assemelha a uma de verdade”, revela.
O bloco ‘Bicharada’ sai há 69 anos em Salgueiro e em outras cidades de Pernambuco. O nome foi atribuído às inúmeras máscaras de bichos feitas por Mestre Jaime. Por conta da sua notável contribuição no carnaval pernambucano, o carnavalesco foi homenageado no ano de 2010 pelo Governo do Estado, desfilando no trio elétrico do tradicional Galo da Madrugada com o cantor Alceu Valença, na capital Recife. Este ano, a Bicharada já desfilou em Salgueiro e nas cidades de Araripina e Arcoverde.
No município de Salgueiro, a agremiação fez a festa dos foliões no domingo e promete encerrar a folia de momo nesta terça-feira (4), às 17h. Ao som do frevo e marchinhas de carnaval, cerca de 100 bonecos de animais e pessoas anônimas acompanharão o bloco de Jaime, mostrando que carnaval de verdade, só com a colorida e animada bicharada solta nas ruas.