Home » Sem categoria » BENEFÍCIOS E RECURSOS PARA REDES PRODUTIVAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

BENEFÍCIOS E RECURSOS PARA REDES PRODUTIVAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Agricultores familiares de territórios formados pelos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista serão beneficiados com a elaboração dos Planos Territoriais de Redes Produtivas. Na região, as cadeias da apicultura e meliponicultura, fruticultura, caprinovinocultura e horticultura agroecológica receberão investimentos da ordem de R$ 10 milhões, a fim de dinamizar e fomentar as atividades rurais familiares. 
Os recursos são resultados das Matrizes de Ações e Investimentos e foram anunciados, em reunião em Petrolina, com a participação de representantes de organizações de produtores, instituições públicas, privadas e sociedade civil, que compõem os Fóruns Territoriais. Numa ação de articulação institucional, conduzida pela secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, os Planos Territoriais foram elaborados pelos Fóruns, com o objetivo de nortear os investimentos que contribuirão para o aumento da produção de alimentos e geração de renda dos agricultores.
No processo de implementação dos Planos Territoriais participam além das organizações produtivas familiares, organizações públicas estaduais e federais, prefeituras, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Sindicatos, entidades de pesquisa, ensino, Ater, financeiras e de serviços. “Em um trabalho inovador que articula políticas públicas, buscamos promover o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado”, afirma o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá.  
Os investimentos para os Planos Territoriais de Redes Produtivas do Sertão do São Francisco anunciados em Petrolina, contam com recursos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, do Instituto Federal do Sertão e da Embrapa. “Com a pactuação de novos parceiros, estas ações e investimentos serão ampliados”, explica Walmar.
Otimistas com a iniciativa do Governo do Estado, os participantes das redes produtivas destacam a importância do projeto.  “A construção dos Planos é um importante caminho para o crescimento econômico da agricultura familiar”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Francisco Pascoal, conhecido como Chicô.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários