Uma tonelada de iogurte e leite fermentando estragados foram apreendidos, no final da manhã desta quinta-feira (6), pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-101, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Policiais avistaram uma Kombi parada no acostamento e um homem jogando produtos no local. Ao abordarem, perceberam que se tratava dos produtos lácteos.
O suspeito informou aos policiais que comprou os produtos na Ceasa e iria distribuir em mercadinhos e Olinda. Os produtos estavam sendo descartados porque alguns estavam estragados. No veículo, estavam 540 unidades de leite fermentado e 1,2 mil e iogurte.
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi acionada. Após análise, o material será destruído. “As cargas que necessitam de refrigeração, como era o caso dessa, devem ser transportadas segundo normas indicadas na embalagem dos produtos. Mas não havia nenhum tipo de câmara frigorífega na Kombi”, disse o gerente-geral da Apevisa, Jaime Brito.
A PRF autuou o proprietário da carga por despejar lixo na rodovia. O suspeito também foi levado à Delegacia de Proteção ao Consumidor, onde foi autuado por crime contra a saúde pública.