A Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais (COOPAGEL), através da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), inicia 2014 com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na implantação de ações de convivência para o fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido pernambucano.
As medidas serão desenvolvidas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nos municípios de Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Itapetim.
Serão beneficiadas 320 famílias com a construção de 144 cisternas-calçadão, 144 cisternas-enxurrada, 31 barreiros-trincheiras e 01 barragem-subterrânea. A proposta oferece o desenvolvimento sustentável da região no semiárido e integra agricultores e agricultoras na construção de processos participativos com mais dignidade e justiça social.
Em fevereiro iniciaram o cadastramento das famílias beneficiadas que entusiasmadas já começam a projetar um futuro melhor com a instalação das novas tecnologias de armazenamento de água durante os períodos de estiagem.
“A parceria com a ASA e o BNDES no P1+2 se soma as demais ações da COOPAGEL na formação de uma rede de articulação que atua na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárido. Esse processo contribui para a efetivação da cidadania no meio rural e a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras”, pontua o coordenador técnico da COOPAGEL, Carlos da Luz.