Em sessão que durou cerca de cinco minutos nesta segunda-feira (3), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, proclamou o início dos trabalhos do ano de 2014 no Judiciário. A cerimônia de abertura contou com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Joaquim Barbosa reassumiu nesta segunda o comando do Supremo – ele entrou de férias no dia 10 de janeiro e depois teve compromissos oficiais na Europa. Em discurso de abertura dos trabalhos, Barbosa destacou a importância do fortalecimento da primeira instância da Justiça para melhoria da prestação dos serviços judiciais no país.
“É importante dar prioridade à primeira instância, fortalecendo os juizados especiais”, disse o ministro. O presidente do Supremo destacou que em 2014 o tribunal “continuará os esforços” para o julgamento de casos com repercussão geral reconhecida, que é quando a decisão do STF deve ser aplicada por outros tribunais, “de modo a dar solução a litígios que afetam milhares de jurisdicionados.”