O cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, passou, na noite desta segunda-feira, por um procedimento de drenagem de dois litros de líquido pleural do pulmão direito e colocação de um talco, para permitir que o órgão possa voltar a se expandir e ele respirar melhor. Um exame de imagem realizado identificou a presença do líquido.
Segundo o médico do artista, cirurgião e cancerologista Jorge Pinho, o procedimento durou aproximadamente 20 minutos e, até as 22h, Rossi respirava sem aparelhos. O médico explicou, também, que o material colhido servirá para exame complementar. “A prioridade, neste momento, é estabilizar a respiração dele.”
O cantor deve permanecer ainda nesta terça-feira na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São José, na área central do Recife. O dreno se manterá por um período entre 48 horas e 96 horas.
O resultado da biópsia de um nódulo retirado da axila direita, a qual o cantor foi submetido na semana passada, deveria ter saído no último domingo e está sendo aguardado para hoje. “Esperamos que hoje Reginaldo Rossi já esteja respirando melhor. A partir daí, continuaremos investigando a causa do desconforto”, disse Jorge Pinho.
A biópsia e a análise imuno-histoquímica do material recolhido na primeira cirurgia podem confirmar se o cantor possui um tumor benigno ou maligno e qual a sua origem primária.
Reginaldo Rossi é fumante e está internado desde a noite do último dia 27, no Hospital Memorial São José. Ele procurou o hospital ao sentir fortes dores no peito. No fim da tarde do domingo, o cantor voltou a ter os mesmos sintomas e retornou à Unidade de Terapia Intensiva, de onde havia saído na sexta-feira.