A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC) lançam nesta terça-feira três importantes ferramentas que irão auxiliar os empresários interessados em implantar suas unidades fabris no Estado. São elas: Atlas do Investidor, Kit do Investidor e Portal Invest in Pernambuco.
A primeira ferramenta, o Atlas do Investidor, é um aplicativo web com tecnologia para funcionamento em PCs e Tablets com Android ou IOS que reúne informações sociais e econômicas estratégicas sobre as 12 Regiões de Desenvolvimento estaduais (RDs) e seus municípios. Em um único ambiente (www.atlasdoinvestidor.pe.gov.br), o investidor tem acesso a dados diversos que o auxiliarão na tomada de decisão sobre futuros investimentos. A apresentação das informações e dados estatísticos é feita através de textos e de mapas dinâmicos georeferenciados, o que permite atualizações ágeis e constantes. Os dados compilados no Atlas do Investidor são ligados às seguintes temáticas: Economia, Educação e P&D, Indústria, Atividades, Infraestrutura, Equipamentos Públicos, População, Turismo e Cultura.
Já o Kit do Investidor consiste em três manuais de apoio às empresas que decidiram por instalar sua planta no Estado. O material esclarece de forma prosaica, clara e direta as dúvidas desses investidores em relação a três questões essenciais para a implantação de seus empreendimentos: incentivos fiscais, licenciamento ambiental e linhas de financiamento bancário. Com o conhecimento dessas informações, o processo de implantação torna-se fácil e menos burocrático já que o material orienta o “passo a passo” do processo de implantação de um novo empreendimento no Estado.
O Portal Invest in Pernambuco (www.investinpernambuco.pe.gov.br) é um sítio desenvolvido pela Agência de Tecnologia do Estado (ATI) que congrega, além das duas ferramentas já apresentadas, um conjunto de informações gerais sobre Pernambuco, notícias, depoimentos de empresários, as razões que diferenciam Pernambuco dos outros estados, além do contato individual dos gerentes de investimentos com suas respectivas áreas de atuação.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, as três ferramentas são de extrema importância tanto na captação quanto na consolidação de investimentos para Pernambuco. “Antes mesmo de vir para Pernambuco, o empresário encontrará no ambiente web as informações necessárias para a tomada de decisão, além de contar, à sua disposição, com uma equipe capacitada para atender de forma customizada cada empresa”, explicou Stefanni.