Na noite de ontem (10) o Governo de Serra Talhada deu as boas vindas ao Dr. Dúney Mendez, médico cubano que chega ao município através do programa “Mais Médicos” do Governo Federal. A recepção aconteceu no Posto de Saúde do Bairro Vila Bela (Minha Casa Minha Vida) onde o profissional irá atuar e, como num intercâmbio cultural, o conterrâneo do Comandante Fidel, foi recepcionado pelo grupo de Xaxado Gilvan Santos, “representando o comandante das caatingas, Virgolino Ferreira, e apresentando o que temos de mais profundo da nossa cultura, o xaxado”, frisou o secretário de Cultura , Anildomá Willans.
Mais de 200 moradores do bairro foram recepcionar o Dr. Dúney, que visivelmente emocionado, arriscou ensaiar seu português e dirigir algumas palavras para platéia. “Embora não saiba ainda me expressar muito bem no idioma, quero então me expressar com o sentimento que vem do coração”, disse ele.
O evento contou com a participação do prefeito Luciano Duque e da Primeira Dama Karina Rodrigues, da vice-prefeita e secretária da Mulher, Tatiana Duarte e também do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Luiz Aureliano, diversos secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo, o vereador, Sinézio Rodrigues, Manoel Enfermeiro e a vereadora Vera Gama.
“Imagine um mundo sem fronteiras”, disse o secretário Luiz Aureliano referindo-se a nacionalidade do médico cubano. “Aqui não existe um cidadão de Cuba, existe um médico, que vem cuidar da saúde da nossa gente. Sua ação transpõe fronteiras”, declarou.
O prefeito Luciano Duque, deu as boas vindas e aproveitou para agradecer ao Governo Federal, frisando a determinação da presidente Dilma de socorrer os cidadãos brasileiros e criando um programa que reforça em cerca de 16.000 médicos a assistência à saúde do povo brasileiro.
Como gesto de boas vindas a líder comunitária Chica, presenteou o médico com uma cesta contendo diversos produtos: livros, artesanato e doces produzidos por serratalhadenses.
Ainda hoje, no bairro São Cristóvão às 19 horas estará sendo recepcionado mais um médico cubano que vai atuar no PSF daquele bairro. A solenidade vai contar com a presença do prefeito e diversas autoridades.
Segundo o secretário Dr. Luiz Aureliano, até abril mais seis médicos cubanos virão atuar no município.(Fotos: Alejandro Garcia/Agência Papiro)