O presidente da França, François Hollande, inicia nesta quinta-feira (11) visita de Estado de dois dias ao Brasil, na qual deve tratar com a presidente Dilma Rousseff da espionagem do governo norte-americano a diversas países e das negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Hollande chegou a Brasília às 7h desta quinta, acompanhado de ministros e empresários franceses. De acordo com fontes do Itamaraty, os dois presidentes deverão discutir meios de implementar o projeto de resolução apresentado por Brasil e Alemanha nas Nações Unidas que prevê um compromisso para reduzir a vigilância eletrônica entre os países.
Tanto o Brasil quanto a França foram alvos de espionagem do governo dos Estados Unidos, conforme reportagens divulgadas pelo norte-americano Edward Snowden, que teve acesso a documentos da NSA, a agência de segurança norte-americana.
Os dois presidentes devem tentar ainda avançar nas negociações em andamento para o livre comércio entre o Mercosul e União Europeia. Uma reunião em Bruxelas, na Bélgica, para a apresentação das propostas de acordo está prevista para ocorrer entre dezembro deste ano e o final de janeiro do ano que vem.