Home » Pernambuco » LÍDER DO GOVERNO DESTACA NÚMEROS POSITIVOS DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

LÍDER DO GOVERNO DESTACA NÚMEROS POSITIVOS DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, destacou na tribuna, na tarde desta quarta-feira (13.11), os números apontados pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP que revelam avanços no sistema educacional de nosso estado. “Pernambuco é hoje o estado que tem a maior média de hora-aula diária do Brasil. São 5,3 horas/aula em média, graças a maior rede de escolas integrais do país. A média brasileira é de 4,7 hora-aula”, revelou.

O deputado informou que atualmente Pernambuco tem 160 municípios, incluindo Fernando de Noronha, com escolas de referência, com 110 mil estudantes nessas unidades de ensino. “Temos 260 escolas de referência e uma meta que vai ser batida de chegar a 300 escolas até 2014”, afirmou. A consequência dessa política de expansão do ensino integral é que os alunos de PE tem 12,7% a mais de hora/aula que a média nacional.

“Temos mais escolas integrais do que os dois estados mais ricos da federação juntos (Rio de Janeiro e São Paulo). Mais da metade das matrículas no ensino médio integral no Nordeste estão em Pernambuco e temos mais vagas no ensino médio integral que toda a região Sudeste”, enumerou.

O parlamentar disse que, segundo a Pesquisa da Fundação Itaú Social, 90% dos brasileiros consideram a educação integral necessária para as novas gerações. “É exatamente onde Pernambuco tem dado um exemplo ao Brasil”.

Borges afirmou que também houve avanços no que diz respeito à questão do abandono escolar. “Em 2007, Pernambuco tinha a segunda maior taxa de abandono do país. Vinte e quatro por cento dos estudantes pernambucanos abandonavam o Ensino Médio durante o ano escolar.  Era quase um entre quatro alunos que abandonava a escola. Hoje este número é 8,4%. Uma queda de 65%. Temos uma taxa média de abandono inferior ao Nordeste e ao Brasil. Saímos da 26ª posição para a 5ª posição no ranking nacional”, destacou.

IDEB – Em relação ao IDEB, Waldemar Borges ressaltou que Pernambuco teve um crescimento no índice da rede estadual do ensino médio superior à média nacional de 2007 para 2011 com melhoria de 14,8%, enquanto no Brasil o avanço foi bem inferior com 6,3%. “Pernambuco é o segundo no ranking do IDEB do ensino médio do Nordeste e subiu cinco posições no ranking nacional entre 2007 e 2011. As metas sugeridas pelo MEC para o IDEB da rede estadual do ensino médio foram batidas em 2007, 2009 e 2011 pela rede estadual de PE”.

“A redução da tão preocupante taxa da evasão escolar tem a ver com a motivação dos alunos, seja pelas ferramentas tecnológicas que estão sendo disponibilizadas, seja por iniciativas como os cursos de língua estrangeira ou o Programa Ganhe o Mundo. São elementos que concorrem não só para melhorar a qualidade de nosso ensino, mas para torná-lo mais atrativo para os alunos em Pernambuco”, concluiu.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *