Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

Dois netos com “N” maiúsculo.
O que Pedro Gídio e Zé Dantas têm em comum além da origem no sertão nordestino? Com certeza muitas outras coisas. Aqui quero destacar dois dos seus netos.
O primeiro nos deu de presente o Neguinho de Heleno, o grande Maciel Melo que hoje dispensa apresentações mais sofreu muito, engoliu muito não e muita poeira para chegar aonde chegou.
O poeta de Carnaíba, autor de “Vozes da Seca” e de tantos outros sucessos do rei Luiz, deixou para o mundo a neta Marina Elali, talentosa cantora e tão bonita quanto a musa inspiradora de “A Letra I”, Dona Iolanda.
O que estes travessos netos aprontaram? Maciel Melo depois do magistral “Isso vale um abraço” ainda encontrou espaço para criar o álbum duplo “A poeira e a estrada”, Marina Elali gravou “Duetos – Homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas”.
Tais DVDs representam obras de tão alta envergadura que a “ficção futurista” deveria criar um “micro chip” que inserido em nossa retina reproduzisse os dois espetáculos permanentemente, sem necessidade do uso de aparelhos convencionais de reprodução de som e imagens.
Em “A poeira e a estrada” a musicalidade nordestina desafia os limites da criação humana, no trabalho “Marina Elali Duetos” o novo e o tradicional criam uma simbiose de extrema perfeição. Nos dois momentos, como que atraída por um magnetismo cósmico Dona Iolanda estava presente.
Recife, a capital do frevo, serviu de cenário e hospedou os dois projetos. Pernambuco que serviu de moradia para os avós abraçou os netos dando-lhes um conforto parecido com o que um retirante recebe ao chegar à sombra de um juazeiro, depois de uma longa travessia pelas estradas do sertão sob sol escaldante. 
Espero ver os dois meninos juntos em um projeto musical. Vocês que recebem tantos cantores nos projetos individuais juntem as forças brindem o mundo com outros momentos mágicos.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários