Alunos especiais das escolas municipais e estaduais do município de Custódia se destacaram nos Jogos Paradesportivos da cidade de Pesqueira. Eles conquistaram 61 medalhas em jogos estaduais, 31 de ouro, 21 de prata e 09 de bronze.
Na manhã desta segunda (07), os paratletas receberam uma homenagem realizada pela Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria de Ação Social e Cidadania e contou com uma passeata nas principais ruas da cidade e na Praça Padre Leão ao som da Banda BAMUC sob a regência de Antônio Galdino.
Os alunos fazem parte de projetos apoiados pela Prefeitura Municipal de Custódia que tem por finalidade fomentar o paradesporto e trabalhar a inclusão social dos portadores de deficiência. A professora de educação inclusiva, Silmara Cristina, ressaltou a importância da homenagem para cada atleta que representou o município. “Vemos que mesmo com a deficiência física, nossos atletas tem se dedicado ao máximo para superar suas próprias limitações, o resultado de tudo isso são as medalhas que eles carregam com muito orgulho”, contou Silmara.
O Prefeito Luiz Carlos apresentou em seu discurso muita emoção com a premiação dos paratletas. “Só tenho que agradecer por este grande presente para o nosso município, é com muito orgulho que estamos realizando essa homenagem para nossos alunos que muito bem estão representando nossa cidade. Custódia tem adquirido visibilidade grande com nossos paratletas, que estão evoluindo e ganhando cada vez mais espaço. As nossas homenagens são para os alunos, para a família, professores e treinadores pela força e dedicação”, afirmou Luiz Carlos.
A Secretária de Educação, Girleane Maia, acrescentou que a Prefeitura Municipal de Custódia tem dado um grande passo com essa conquista. “Somos destaque dentro do município e da região com o esforço dos nossos paratletas”, complementou Girleane.
A tríade de alunos vencedores, Daniela, Daniel e Damião vão representar o município em São Paulo nas Paraolímpiadas Escolares, em nível Nacional, que vai acontecer no mês de novembro.
(Fotos: Júnior Finfa)
Homenageados
Ø Daniela Maria, 16 anos, que tem deficiência visual conquistou o 1° lugar em arremesso de peso, o 1° lugar em corrida de 100 m, e o 1° lugar em salto à distância;
Ø Daniel Lucas, 16 anos, tem deficiência visual, alcançou o 1° lugar em arremesso de peso, o 1° lugar em corrida de 100 metros e o 1° lugar em salto à distância;
Ø Damião Monteiro, 16 anos, deficiência intelectual, alcançou o 1° lugar em corrida de 100 m e o 3° lugar em tênis de mesa;
Ø Gabriela Barros, 21 anos, deficiência intelectual, conquistou o 2° lugar em arremesso de peso;
Ø José Victor, 16 anos, deficiência auditiva, conquistou o 3° lugar em tênis de mesa.
(Informações Assessoria de Comunicação)