Home » Pernambuco » MÁRTIRES DA LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR RECEBEM HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

MÁRTIRES DA LUTA CONTRA A DITADURA MILITAR RECEBEM HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Por solicitação do deputado Waldemar Borges, a Assembleia Legislativa de Pernambuco prestou homenagem in memoriam, na noite de ontem (10.09), durante Reunião Solene, aos mártires da luta contra a ditadura militar Manoel Lisboa, Emmanuel Bezerra e Manuel Aleixo, que há 40 anos foram torturados e mortos pelo regime.

O líder do Governo ressaltou em seu discurso que, para além de circunstanciais divergências táticas ou de eventuais concepções de lutas distintas, todos os que lutaram contra a ditadura foram patriotas que deram o melhor de suas militâncias, e, alguns, o que de mais valioso possuíam – a própria vida – em favor de um mundo melhor. “É assim que a história enxerga Manoel Lisboa, Emmanuel Bezerra e Manuel Aleixo: como nomes consagrados nas mais belas páginas de um testemunho de vida comprometido com uma sociedade justa, fraterna e igualitária”, disse Borges.

O parlamentar frisou que eles representavam todos os que de alguma forma deram seu testemunho de compromisso com a construção de um mundo novo. “Resgatar esses nomes, romper o anonimato para que novas gerações possam reverenciá-los, é parte do nosso ofício nesta Casa”, afirmou.

O sobrinho de Manoel Lisboa, Alfredo Cavalcanti, a diretora do Centro Cultural Manoel Lisboa, Gilda de Sousa, e a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Jaboatão dos Guararapes, Nathália Lúcia, receberam placas alusivas à data, representando, respectivamente, as famílias de Lisboa, Bezerra e Aleixo.

Ex-presos políticos e amigos dos líderes, como o publicitário José Nivaldo Júnior, o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz e o deputado estadual pela Paraíba Anísio Maia deram depoimentos sobre o período da ditadura e o convívio com os homenageados.

O presidente do Centro Cultural Manoel Lisboa e membro do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, Edival Nunes Cajá, falou em nome das famílias dos homenageados. “Esses são homens que não morrem, que estão sempre representados naqueles que lutam por justiça, por democracia e liberdade. É  uma homenagem muito justa e merecida”, disse.

 Fotos: Jarbas Araújo/Alepe


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários