Home » Afogados da Ingazeira » INTERNAUTA DESABAFA CONTRA FUNDARPE

INTERNAUTA DESABAFA CONTRA FUNDARPE

DESRESPEITO
O desrespeito e a falta de atenção que a Fundarpe tem  tido para com a cultura e os artistas que ela patrocina é uma doença que tem contaminado também certas prefeituras da região do Pajeú.  É comum em todo o estado, as prefeituras promoverem as suas festas de padroeiro, emancipação política, etc… e para fecharem a grade de programação, recorrem ao governo do estado que através da Fundarpe, disponibiliza alguns artistas que já têm um certo vínculo com a Fundação. Cartaz na rua, propaganda a todo vapor, programação completa e festa realizada. Pronto, parabéns ao município e ao estado pela grandiosidade do evento.
O que muita gente não sabe, é da dor de cabeça que os artistas têm após a realização da festa para receberem seus cachês. Conheço inúmeros deles que são meus amigos e que comungam do mesmo sentimento meu. Lembro que vi em algum blog, o cantor e forrozeiro Delmiro Barros de São José do Egito, se queixando de débitos atrasados da Fundarpe para com ele. Há poucos dias, outro artista renomado aqui da região do Pajeú, me disse que tem algo acima de R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) a receber da mesma fundação e não tem nem promessa de quando possa receber. Eu mesmo e mais de 70% dos cantadores que participaram da última edição do “Festival Nordestino de Cantadores” realizado em 2010, não recebemos nossos cachês, e olhe que são valores  insignificantes.
Na nossa região não é muito diferente. Tem prefeitura que contrata o artista por um valor irrisório, quatrocentos ou quinhentos reais e mesmo assim passa dois, três, quatro meses sem quitarem o débito com o credor. Muitas vezes quando ligamos procurando saber quando haverá pagamento, dizem que a prefeitura não tem dinheiro. Hora, se não tem dinheiro não se faz festa. É melhor não aparecer na mídia como promotora de um grande evento, do que aparecer como caloteiro e irresponsável.
Respeitem mais os artistas, assim a cultura agradecerá plenamente.

Louvo sim, a Fundarpe que propaga,

A cultura de forma tão sensata,

Repudio a Fundarpe que não paga,

Os cachês dos artistas que contrata,

Há prefeitos na nossa região,

Que copiam a Fundarpe e seu padrão,

Fazem festa, promovem e juntam gente,

Assim pousam de bons, quando não são,

Cumpridores de cada obrigação,

Com quem rala e trabalha, infelizmente.

Por: Diomedes Mariano.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários