
Relator da comissão de financiamento da saúde, o senador Humberto Costa(PT) saiu otimista do encontro com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), no Palácio do Jaburu, em Brasília, onde debateu uma proposta de consenso para garantir mais recursos para o setor. Além de Temer, estiveram presentes a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,além de líderes na Câmara e no Senado. “Fizemos lá um debate muito proveitoso. Acredito que vamos ter condições de construir um caminho que seja adequado para estabelecermos esse equilíbrio”, afirmou o senador.
Em discurso no plenário sobre o encontro, o senador defendeu uma solução negociada para que haja um incremento na receita da saúde, sem prejuízo das contas públicas. “Vamos caminhar no sentido de encontrar um ponto de equilíbrio, com as disponibilidades que o Governo tem, mas também com as demandas que o Sistema Único de Saúde tem”, afirmou o senador, que completou: “Certamente a proposta que vier a ser apresentada não deverá ser aquela que nós gostaríamos que fosse. Porém, provavelmente, será aquilo que é possível neste momento, o que indica que a nossa luta deve continuar, e vai continuar também neste momento”.
Humberto também defendeu um maior controle dos recursos da Saúde. “Para que nós adquiramos a legitimidade para lutar, cada vez mais, por recursos para a área da saúde, deve ser um papel importante dos gestores a busca de uma melhor qualidade do gasto, a busca do enfrentamento dos eventuais ralos e perdas de recursos, dentro de uma má aplicação. Precisamos, cada vez mais, trabalhar fazendo mais com menos recursos”, resumiu Humberto.
