O Governo Federal está tentando encontrar novas fontes de recursos para a saúde pública no Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O fato foi noticiado pelo senador Humberto Costa (PT/PE) nesta quarta-feira (4/9), em discurso no Plenário enfatizando a urgência de se buscar mais financiamento para o setor.
“O Governo está convencido que, de fato, precisa ampliar os recursos para a Saúde. Apesar do sucesso de tantas políticas que vêm sendo feitas, inclusive o enorme sucesso que terá o programa ‘Mais Médicos’, sabemos que não é apenas com profissionais que vamos melhorar e resolver as dificuldades do SUS”, disse Humberto. “O Governo entende a necessidade de mais recursos, mas tem, ao mesmo tempo, a preocupação de procurar encontrar fontes que possam garantir esse incremento das receitas sem onerar o contribuinte”, completou. O senador relatou uma conversa que teve recentemente com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sobre o tema.
Humberto informou ainda que decidiu adiar por uma semana a apresentação de seu relatório na comissão especial do Senado que estuda novas formas de financiamento para a Saúde, que seria apresentado nesta tarde, para ouvir as sugestões do Governo Federal.
O senador rechaçou a possibilidade de criar novos tributos para subsidiar os gastos com a saúde pública. De acordo com ele, esses recursos devem vir do fundo social dos royalties do petróleo e do orçamento impositivo, a ser votado em breve pelo Congresso Nacional.
“Nós estamos agregando no relatório da comissão, que será apresentado na próxima semana, uma serie de condicionamentos para o gasto na Saúde. É consenso que temos poucos recursos, assim como também é consenso que precisamos melhorar a gestão e eliminar possíveis ralos no SUS”, concluiu Humberto.