A vida da estimada Professora Giza foi uma experiência de fé, esperança e caridade. Mulher, Amiga e Mãe! Senhora que tornou sua vida um verdadeiro sacerdócio à serviço da democracia.
Utilizou-se do poder público para favorecer, politicamente, o povo pobre neste esquecido torrado de chão. Não houve trégua na busca incansável para viabilizar condições dignas de vida, transformando a realidade afogadense quando grande parcela do povo encontrava-se em profunda vulnerabilidade social.
Giza Simões como prefeita descobriu que o verdadeiro sentido da vida pública é dedicar-se à sociedade motivada pela necessidade de resgatar a dignidade da pessoa humana. Obstinadamente, sempre disponibilizou condições favoráveis de acesso aos serviços públicos de qualidade e, sobretudo, criando alternativas políticas de assegurar possibilidades concretas para minimizar o sofrimento humano.
Essas foram as diretrizes políticas adotadas para constituí-la como protagonista distintamente comprometida no sertão pernambucano a referendar seu projeto de vida dedicada de modo exclusivo ao povo afogadense. Assim, possibilitou a construção, historicamente, de uma nova era de transformações políticas estruturados, credenciando-a como expoente de vida doada para a promoção da justiça social.
Giza Simões com Orisvaldo Inácio, predestinou-se a realizar aqui na terra o paraíso prometido no céu, que somente aos humildes, sábios e com grande capacidade de discernimento cabe perceber que a vida pública é um chamado para criar aqui na Terra uma Vida Eterna voltada para o Céu.
Viva à Vida!
Carlos Eduardo Queiroz Pessoa
Campina Grande-PB.