O Prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado (PSB) se pronunciou sobre a queixa de vereadores da oposição acerca do lixão na cidade.
Esclareceu Arquimedes que durante o ano de 2013, promotores de Justiça, prefeitos, secretários municipais, advogados e líderes religiosos e comunitários discutiram a problemática.
“A questão dos resíduos sólidos nos municípios depende basicamente da conscientização de todos, empresários, gestores públicos, educadores, vereadores, comunicadores, líderes religiosos. Cada um de nós deve dar sua parcela de contribuição para que essas políticas públicas sejam bem sucedidas e os lixões de hoje cedam lugar aos aterros sanitários de amanhã”, enfatizou.
Arquimedes, seguindo a linha de outros prefeitos afirma que a solução não é simples. “O maior problema que as prefeituras enfrentam é como construir os aterros sanitários e cuidar de sua manutenção sem os recursos disponíveis”.
Ele destacou que o CIMPAJEÚ fez um pedido ao ITEP de um projeto que custou R$ 297 mil. Os prefeitos do Pajeú, começaram a discutir a possibilidade de constituir um consórcio intermunicipal ambiental, cuja finalidade seria a coleta e tratamento dos resíduos sólidos de todos os municípios da região, o estudo de viabilidade indicando três municípios que irão sediar aterros sanitários para atender a região.
“Estamos participando dos debates e encaminhamentos sore o tema com CIMPAJEÚ, AMUPE e Ministério Público.(Blog Marcello Patriota)