Home » Sem categoria » SERTÂNIA: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA REALIZOU A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SERTÂNIA: SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA REALIZOU A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 A Prefeitura Municipal de Sertânia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social, nas dependências do Clube Mandacaru.

Após a composição da mesa de Honra com as autoridades presentes, foi feita a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino Oficial do município, ambos cantados por a banda musical dirigida pelo Maestro Cheiroso do próprio município, houve também uma homenagem ao Mestre Luiz Gonzaga e ao Saudoso Dominguinhos.

Depois do pronunciamento das Autoridades. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, a Srª Maria José Germano Pereira Lima, declarou oficialmente aberta, a VII Conferencia Municipal da Assistência Social, Após uma belíssima apresentação cultural dos Programas Sociais referenciados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CRAS (Grupo Inclusivo de Pessoas com Deficiências, PETI, PROJOVEM, Centro de Convivência do Idoso-CCI, Cadastro Único) e CREAS, uma melodia nos versos de um Cordel, apresentou ao público a assistência social realizada em Sertânia.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania a Srª Vilma Silva de Siqueira, em seu discurso acolheu aos presentes de forma carinhosa e com muitos agradecimentos pela participação e em especial a toda Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania pela colaboração na realização do Evento. Destacou ainda a importância da Conferência para o município como espaço de participação social com o poder de discutir, analisar e propor uma agenda para o Governo.

 A Presidente do CMAS iniciou seu discurso dando as boas vindas a todas e todos para a VII Conferência Municipal de Assistência Social ressalvando que esse é um momento estratégico, um espaço de discussão coletiva sobre os destinos da Assistência Social, com o olhar ampliado sobre propostas para o fortalecimento da rede de proteção e promoção social na nossa Cidade. Advertiu ainda que à VII Conferência Municipal constitui um momento para exercitarmos ainda mais a prática do diálogo com a cidadania. Diálogo que tem como objetivo o planejamento da política de assistência social, política esta que venha a responder aos verdadeiros interesses sociais. Ressaltou que na Conferência temos o compromisso de analisar, propor e deliberar as diretrizes para Gestão e Financiamento do Sistema Único de Assistência Social, contribuindo desta forma para sua consolidação. Bem como discutir, avaliar e tomar decisões a respeito das metas, avanços, dificuldades e desafios para implementação do sistema único de assistência social, de forma a fortalecer a gestão compartilhada entre o governo federal, os estados e os municípios, garantindo fontes de financiamento e gestão democrática e participativa.

Destacou ainda o papel fundamental do Conselho Municipal de Assistência Social, que além de inscrever, registrar e orientar entidades, deliberar sobre o orçamento municipal na área de assistência social, acompanha também a prestação de serviços de natureza pública e privada.

Por fim, reconhecendo a Conferência Municipal como um instrumento fundamental do processo da democracia, como um momento de fortalecimento da participação popular e controle social, e ainda com um momento de aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social, em nome dos Conselheiros Municipais de Assistência Social, na qualidade de Presidente do CMAS, agradeceu a todos não só pela presença, mas, pela total participação e dedicação nesta VII Conferência Municipal de Assistência Social, encerrou sua fala desejando uma boa noite a todos e todas.

O Prefeito Guga Lins esteve visitando os Conferencistas na manhã da sexta-feira saudando a todos e justificando a ausência na Solenidade de abertura. Durante a sua permanência foi trabalhado o tema geral “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS.” A Conferência   tornou-se um espaço de participação social, reunindo atores institucionais, governamentais, civis e sociais que participam da defesa dos direitos de universalização da cidadania. A Palestra foi proferida pelo Assistente Social Andrew Silva, cujo tema foi abordado de forma participativa. Através das atividades de grupos foram trabalhados os seguintes Eixos Temáticos:

Eixo 01: O Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social;
Eixo 02: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos e Planejamento, Monitoramento e Avaliação;
Eixo 03 – Gestão do Trabalho;
Eixo 04 – Gestão dos Serviços, Programas e Projetos;
Eixo 05- Gestão dos Benefícios no SUAS;
Eixo 06- Regionalização.

 Para cada tema houve uma exposição por parte de especialista convidado. Seguido da apresentação das metas relativas a cada um, e, por fim, as deliberações referentes.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários