Home » Sem categoria » PARA FRENTE DE LUTA DE PERNAMBUCO, ‘GOVERNO QUER CRIMINALIZAR MANIFESTANTES’

PARA FRENTE DE LUTA DE PERNAMBUCO, ‘GOVERNO QUER CRIMINALIZAR MANIFESTANTES’

A Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) afirmou que não adota atos de violência como tática de manifestação. Em coletiva nesta sexta (23), a FLTP fez questão de deixar claro que os protestos seguirão até que a CPI do Transporte seja instaurada pela Câmara dos Vereadores, assim como o projeto de lei do passe livre entre em tramitação. A Frente também disse que não vai proibir a participação de grupos nas manifestações, mascarados ou não, entre eles Black Blocs e Black Faces, apontados como autores dos atos de vandalismo cometidos na última quarta (21).

A questão do uso das máscaras em protestos entrou em discussão depois que o secretário Wilson Damázio anunciou que elas não serão mais toleradas. O titular da Secretaria de Defesa Social (SDS) usa como amparo jurídico o inciso IV do artigo 5° da Constituição Federal: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. A medida, porém, é polêmica, e divide opiniões. “A Frente não utiliza máscaras, mas isso é uma opção política de grupos que acompanham os nossos atos. É preciso que se faça uma clara denúncia que a SDS quer criminalizar os manifestantes. O nosso jurídico vai trabalhar nisso, acionar o MPPE [Ministério Público de Pernambuco], é inconstitucional [essa proibição]”, falou o estudante Pedro Josephi, integrante da FLTP.

A sétima manifestação em três meses começou com uma caminhada pacífica na área central da cidade, mas terminou com barricadas nas ruas, depredações, lançamento de coquetéis molotov e um ônibus queimado. “A gente não tem poder nem inclinação de proibir participação de grupos. Fizemos seis atos pacíficos, ocupamos a Câmara sem avaria alguma. Afirmo que a Frente não fomentou nenhum ato de depredação ao patrimônio público e privado. Cabe à população não generalizar as ações”, disse Josephi.(G1.PE.COM)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments