Os municípios de Itapetim e Brejinho, no Sertão de Pernambuco, promoveram na última sexta-feira (9) a II Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento, realizado em Itapetim, no Espaço Cultural Rogaciano Leite, foi organizado pelas secretarias de Educação e Cultura dos dois municípios e abordou quatro eixos temáticos. Autoridades dos dois lugares participaram da conferência.
O Grupo de Dança da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho e os poetas, Wennys Cavalcante e Zé Adalberto, representaram as principais manifestações culturais da região: a dança e a poesia. O poeta Neném Patriota ministrou a palestra “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, que teve a duração de, aproximadamente, uma hora.
Para a secretária de Educação e Cultura de Itapetim, Edna Rangel, a conferência de cultura é uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, dos Estados e dos Municípios. “Esse é o momento de expor opiniões e de dar nossa contribuição para melhoria da cultura de nossa região”, acrescentou a secretária.
De acordo com Marta Cristina, secretária de Educação e Cultura de Brejinho, os municípios carecem de fomento à cultura. “Sabemos da dificuldade de encontrar incentivo financeiro para cultura. Contudo, esperamos que essa conferência e todo o nosso trabalho se transformem em benefícios. Esse é o ponto de partida para a melhoria da cultura em nossa região”, afirmou.(Assessoria de Comunicação)