Home » Afogados da Ingazeira » AFOGADOS DA INGAZEIRA: CORDEL SE REENCONTRA COM A ZONA RURAL

AFOGADOS DA INGAZEIRA: CORDEL SE REENCONTRA COM A ZONA RURAL

Originário e símbolo poético das comunidades rurais do interior do Nordeste, o cordel volta a ser o foco das atenções deste público em Afogados da Ingazeira, sertão de Pernambuco. É que a literatura de folhetos é o tema da 3ª edição do Projeto Meu Campo Lê, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Através do projeto, o cordel será pesquisado, lido, produzido e explorado em todas as suas potencialidades, especialmente a de ser uma instigante ferramenta pedagógica. Para isso todos os professores atuantes na zona rural do município estão sendo capacitados e ganharam kits pedagógicos intitulados Sacola de Cordel. Entre textos e obras impressas, em vídeo e áudio, o kit expõe nomes como o pioneiro Leandro Gomes de Barros e referenciais como J. Borges, José Costa Leite e Patativa do Assaré, além de outros como Alexandre Morais, Arievaldo Viana, Genildo Santana e Abdias Campos.
O projeto Meu Campo Lê será desenvolvido até o final de 2013. Em agosto, iniciando as atividades, 45 professores participaram de uma oficina pedagógica ministrada pelo poeta Alexandre Morais, autor do cordel A Peleja do Boto Cor de Rosa com a Sereia Iara (Editora Suinara-SP), um dos mais de 40 títulos componentes da Sacola de Cordel.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments