Filho da cantora Bia Marinho e do também poeta, compositor e violonista José Antonio do Nascimento, o “Zeto”, já falecido, o poeta Antonio Marinho (foto), anunciou ontem (26), por meio de um violento manifesto o seu rompimento político com o prefeito de São José do Egito, médico Romério Guimarães (PT).
A família do poeta – que faz a propaganda de TV do governo Eduardo Campos desde o primeiro mandato – votou fechada no candidato do PT por discordância política com o então prefeito Evandro Valadares (PSB), a quem chamava de “ditador”.
Na última segunda-feira, entretanto, desentendeu-se com o atual prefeito por causa de uma polêmica protagonizada pela cantora Joelma, da Banda Calypso, que se apresentou em São José do Egito.
Como a cantora, que é evangélica, deu declarações recentemente de caráter homofóbico, um grupo de estudantes saiu às ruas para protestar contra a presença da Banda na cidade. Joelma, após ler o que estava escrito nos cartazes, chamou ao camarim para uma conversa o cantor Antonio José de Lima Filho, de 23 anos, conhecido como “Tonfil” e primo legítimo do poeta Marinho (ambos são netos do renomado violeiro Lourival Batista Patriota).
Um segurança da Banda não permitiu que o encontro dele com a cantora fosse filmado, tentou tomar seu celular à força e o agrediu. Tonfil, prestou uma queixa na delegacia local. O prefeito negou o envolvimento de guardas municipais no incidente, mas sua versão não foi aceita pelos familiares do poeta, salvo pelo primo Nenê Patriota (PSB), que é secretário de Cultura da prefeitura. (Anchieta Santos)