Além de um certificado
Recebi convite para abrir um ciclo de palestras para acadêmicos de administração e de ciências contábeis no inicio de maio. Como o tema principal foi “Perspectivas e tendências no mercado de trabalho para administradores” resolvi entregar mais que a encomenda, levando o debate para algo além dos certificados e dos currículos.
Apresentei, extraindo da Revista Administradores de 02/03.13, dados relativos as 4,8 milhões de empresas existentes no Brasil, sobre o número de 1,3 milhões de estudantes matriculados nos cursos de administração e as três áreas com maiores percentuais de ocupação, Administração Geral, com 28,8%, Administração Financeira com 13,3% e Administração em Recursos Humanos com 9,5%. Na sequência coloquei no centro das discussões os sistemas ABCD e RSTU, dando ênfase a cada variável, conforme abaixo.
Atitude – Motivação social acima da motivação biológica. Habilidade aprendida/adquirida para responder de forma consistente a um objeto social. Observadas as atitudes de um sujeito, pode-se prever a forma como se irá comportar.
Bom senso – Ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade que define a capacidade de uma pessoa para se adequar a regras e costumes visando promover julgamentos e escolhas. Segundo Aristóteles: ”O bom senso é elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta”.
Compromisso – Deriva do termo latim compromissum e refere-se a uma obrigação contraída ou à palavra que se honra. Compromisso é como uma promessa ou uma declaração de princípios
Disponibilidade – Presentes e prontos – acessível – qualificados e dispostos a servir ou auxiliar. Colocar o interesse pessoal abaixo do interesse coletivo, sem eliminá-lo.
Respeito – Sua presença torna salutar a convivência em busca dos objetivos comuns entre empresa, clientes internos e clientes externos. Sua ausência faz nascer uma selva onde uns mandam e outros obedecem, em um clima onde a criatividade e a participação são aniquiladas pelo medo.
Simplicidade – Deve estar presente nas ações administrativas. Coisas muito complicadas emperram o crescimento dos negócios, inibem a participação das pessoas e geram desconfiança entre os agentes.
Transparência – Ambiente onde os líderes escondem informações dos liderados e vice-versa não pode haver empatia e não havendo empatia inexiste o círculo virtuoso representado pela soma de energias positivas rumo aos mesmos objetivos.
União – A base de tudo. Imaginar uma empresa onde a união não esteja presente em seu cotidiano é imaginar um bando de pessoas agrupadas, sem foco em nada, cada um por si. Espaço onde o “eu” é mais forte que o “nós”.
Por entender que os posicionamentos e as habilidades inseridas nos dois sistemas extrapolam o ambiente profissional, resolvi trazê-los para este espaço, que sejam úteis.
Por: Ademar Rafael