Cerca de 200 moradores participaram da plenária popular do orçamento participativo dos bairros Borborema e Baixa Renda nesse último sábado (25) em Serra Talhada. Essa foi a terceira edição do OP no município, inaugurada pelo prefeito Luciano Duque (PT) em abril. A iniciativa tem o objetivo atender as exigências da população sobre como o governo deve investir para melhorar a cidade. Entre as principais reivindicações solicitadas pelos moradores das duas comunidades estão: construção de creche/escola; quadra poliesportiva, pavimentação de ruas e instalação de um posto de saúde que atenda as duas localidades.
A dinâmica do OP se deu da seguinte forma: os cidadãos formaram grupos para discutirem propostas de melhorias para o Borborema e Baixa Renda. Depois, eleitos os representantes de cada equipe, as exigências foram encaminhadas para discussão em plenária junto a todos os grupos e técnicos da administração municipal. Durante levantamento das cobranças comunitárias, o governo revelou boas notícias aos moradores.
Uma delas é que já existe cadastrado junto ao Governo Federal projeto para construção de uma USF (Unidade de Saúde da Família) no Borborema. “Estamos aguardando apenas a aprovação e liberação de recursos”, comentou o secretário executivo de Saúde, José Alves de Lima. Outra novidade é que também já está sendo preparado terreno no Borborema para construção de uma creche e quadra poliesportiva.
Durante o OP da Capital do Xaxado, foram eleitos 20 delegados entre as lideranças do bairro. Estes moradores estarão comprometidos com a fiscalização e andamento das obras que serão executadas pela prefeitura. “Nesta última plenária envolvemos mais os secretários de governo na discussão, dando a eles o direito de responder as perguntas dos participantes”, comentou um dos coordenadores do OP, Marquinhos Dantas.
Presente nas duas primeiras edições da plenária popular que aconteceu nos bairros Ipsep e Mutirão, o prefeito Luciano Duque faltou ao evento no Borborema por questões de saúde. O petista ainda se recupera de uma intervenção cirúrgica realizada há duas no Hospital Memorial São José, em Recife.(ASCOM)