A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, com o voto do senador Armando Monteiro (PTB-PE), o projeto que desonera o setor de panificação, um dos que mais emprega no País. A votação foi na última terça-feira (21), durante sessão da CAE, em Brasília.
Armando considerou a aprovação da matéria importante por desonerar um segmento, constituído em sua quase totalidade por micro e pequenas empresas. “Considero o projeto de grande alcance porque beneficia micro e pequenos produtores que geram emprego e, também, atende aos consumidores”, salientou.
Empresas familiares – De autoria da senadora Vanessa Grazziotin, o PLS 63/2011 recebeu apoio da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), que representa 64 mil padarias em todo o Brasil, das quais 95% são micro e pequenas empresas familiares incluídas no Simples Nacional.
A entidade enviou ofício aos senadores da comissão, informando que, embora o setor esteja em crescimento, cerca de 35% das padarias estão sob risco iminente de fecharem nos próximos cinco anos. Para a Abip, a desoneração do pão vai ter impacto significativo no setor de panificação e na mesa dos brasileiros.