A estudante Maírla Marina Ferreira Dias (foto), que cursa o 2º ano na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no município de Quixaba, Sertão Pernambucano, foi a vencedora da etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, realizado no Brasil pelos Correios. A carta escrita pela aluna, de 14 anos, vai representar o Estado na etapa nacional, que elegerá uma carta para representar o Brasil na fase internacional. A jovem será premiada com um tablet.
Os participantes, que podiam ser estudantes de escolas públicas ou privadas com até 15 anos de idade, escreveram cartas para explicar “por que a água é um recurso precioso”. A segunda colocação ficou com a aluna Maria Dayane Pinto Maranhão, 14 anos, que estuda na Escola Municipal Albino Moreira, em Jucati, no Agreste do Estado. A estudante Júlia Yone da Silva Pereira, 15 anos, também da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, conquistou o terceiro lugar estadual.
A premiação da fase estadual deve ocorrer durante a Semana das Comunicações, no início de maio. A segunda e a terceira colocadas serão premiadas com câmeras digitais. Já as escolas serão contempladas com um computador (primeiro colocado) e impressoras multifuncionais (segundo e terceiro colocados).
No final de abril, serão divulgados os vencedores nacionais. Nessa fase, o primeiro lugar vai ganhar uma TV de LED 32’’, além de troféu e certificado, e a escola receberá também um televisor e uma oficina da modalidade esportiva Tênis, patrocinada pelos Correios, a ser realizada no local.