Por solicitação do deputado Rodrigo Novaes (PSD), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizou, na tarde de ontem (04), uma visita técnica seguida de audiência pública na zona rural de Petrolândia para discutir os problemas enfrentados pelos moradores do projeto Icó-Mandantes.
O encontro reuniu cerca de 500 agricultores e teve participação de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), de parlamentares e de vereadores do município.
Para com o deputado Rodrigo Novaes, “o projeto Icó-Mandantes é o exemplo do Sertão que dá certo, com um projeto público de irrigação onde as pessoas conseguem produzir e viver na zona rural. Mas é necessário cuidado para que o sistema não entre em colapso. O parlamentar ainda questionou a qualidade da água potável e informou que existe uma suspeita de que o agrotóxico utilizado para a produção esteja comprometendo a água que abastece as casas”, disse Novaes durante audiência.
De acordo com vereador de Petrolândia Rogerinho Novaes (PSL), que propôs a discursão, “os pontos mais críticos são a distribuição de água dos lotes e até mesmo a água potável. Algumas agrovilas não tem água nem para lavar roupa, e os moradores precisam descer até o rio. A situação é crítica, e é necessário um desassoreamento de um canal em caráter emergencial”, disse Rogerinho.
Cerca de duas mil famílias estão distribuídas em 16 agrovilas e são abastecidas com água para irrigação e consumo por cinco estações de bombeamento.