A Polícia Federal (PF) apreendeu na manhã deste sábado (13) 209 kg de maconha, no município de Floresta, no Sertão Pernambucano. Na operação, considerada o maior flagrante de drogas dos últimos cinco anos, duas pessoas foram presas. O comerciante Antônio José da Silva, 43 anos, natural de Santa Cruz do Capibaribe, e o agricultor José Orlando Freire, de 34 anos, natural de Ibimirim. Este último já tem antecedentes criminais, acusado de sequestro e cárcere privado, de acordo com a delegacia da PF.
Os policiais chegaram até as drogas através de informações repassadas à polícia. “Soubemos que uma caminhonete cinza com duas pessoas estava circulando na cidade de Cabrobó levando maconha. Os policiais montaram uma barreira em Floresta e, por volta das 8h, abordaram o veículo de modelo Nissan Frontier quando foi constatada uma grande quantidade de maconha na parte inferior do carro. Foi dada voz de prisão aos dois elementos e eles foram encaminhados à delegacia”, informou a Polícia Federal.
Durante o interrogatório, um dos presos, Antonio, afirmou que não conhecia o outro, José, e que somente estava dando carona. Na Delegacia, Antonio falou que recebeu a proposta no município de Arcoverde e confessou que receberia R$ 2 mil pela viagem.
Foi instaurado um Inquérito policial e os dois foram autuados por tráfico. Caso sejam condenados, poderão pegar penas que somadas ultrapassam 20 anos de reclusão, segundo a PF. Após fazerem exame de corpo de deito no Instituto Médico Legal (IML), foram transportados para presídio Salgueiro, onde ficarão à disposição da Justiça.