Chegou a notícia a este blog que a Secretária Municipal de Tabira, Aracelis Batista Amaral (foto), foi convocada na última segunda-feira(11/03/2013) para falar sobre alguns pontos da Educação do seu município e deixou os vereadores e toda a população perplexos com uma verdadeira aula de cidadania e Política Educacional.
A secretária mostrou aos vereadores como anda de fato a Educação de Tabira, e alertou para os índices do IDEB que está em 11º no ranking do Pajéu com apenas 4.0 nas séries iniciais.
Ela falou sobre as Políticas que estão sendo implantadas para melhorar a Educação Infantil e Especial, criando novas oportunidades para as crianças especiais que nunca foram na escola, estas estão sendo atendidas nas salas multifuncionais de AEE- Atendimento Educacional Especializado por terapeutas, psicólogo e fonoaudióloga.
A secretária deixou clara a Resolução do FNDE nº 18, de 19 de junho de 2012, que dispõe sobre os critérios para a utilização de veículos do Transporte Escolar adquiridos no âmbito do Programa Caminho da Escola, deixando claro que somente os estudantes podem fazer uso dos veículos, o que provocou a revolta do Vereador Marcos Crente (PSB), e o fez cometer uma grande ‘mico’, o mesmo pediu a secretária em plenária que fizesse vista grossa para as pessoas que usam o transporte escolar para vir resolver seus assuntos e trabalhar no comércio da cidade. A secretária retrucou e disse que Leis são para serem cumpridas e serão cumpridas sem restrições e não com o jeitinho brasileiro como pediu também o Vereador Sebastião Ribeiro (PSB).
´
Ainda na mesma reunião falou como estão investindo no Pedagógico do município e avaliando todas as turmas da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e que a Equipe da Secretaria acatou o novo título dado ao índice que será divulgado diante destas avaliações o IDEM- Tabira, Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal de Tabira.
Finalizando a secretária disse que após estas avaliações serão traçadas metas para sanar a deficiência das aprendizagens dos alunos da rede.
Esta secretaria está de parabéns, mas o que me entristece é como vereadores querem dar um jeitinho brasileiro no transporte estudantil, ou seja, no transporte para os alunos. Eu lhe pergunto qual seria esse jeitinho brasileiro, usar da ilegalidade para transportar terceiros?
SENHORES, não queremos jeitinhos brasileiros, queremos ações completas que nos garanta uma melhor qualidade de vida e não será de “jeitinhos brasileiros” que conseguiremos.
Rosálie Nunes
Como vereadora, me sinto na obrigação de defender aquela Casa Legislativa. A posiçao de se dar o jeitinho brasileiro foi apenas do lider da oposição.Ohs demais, sao de acordo q a Lei seja cumprida.
Att, Nelly De Mano, vereadora