Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

 O XERIFE VIROU INSPETOR DE QUARTEIRÃO.

Os americanos do norte durante anos conseguiram perpetuar seus heróis em filmes que, de forma ufanista, retratavam eventos como a conquista do oeste com direito a matança de búfalos, índios e bandidos. Seguiram o mesmo caminho ao criarem os conhecidos super-heróis.

Em cada filme e na vida real os ianques depois da segunda guerra mundial assumiram o papel de xerife do mundo. Montados no tripé dólar, moeda de troca em todas as transações comercial entre os países; armas, de todos os formatos, inclusive nucleares e tecnologia de ponta deram as cartas e impuseram modelos econômicos e sociais.

As fraudes contábeis, a crise de 2008 e a lenta recuperação da economia somaram-se ao poder econômico da China para criar rupturas inimagináveis. Para muitos os Estados Unidos da América deixaram de ser “donos da terra”, países que sempre dependeram do apoio americano criaram caminhos próprios.

O filme Lincoln traz em seu enredo detalhes sobre a abolição da escravatura e encerramento da guerra entre sulistas e nortistas. Os métodos utilizados, pouco recomendados para quem sempre tentou dar lição ao mundo, mostram as vísceras de um sistema baseado em um bipartidarismo idiota. O modelo que até hoje permanece é campo fértil para o confronto. Uma ideia dos democratas é repelida pelos republicanos e vice versa. 

Marcos Valério e sua turma ao assistirem o filme devem ter ficado frustrados. A compra de votos no parlamento para aprovar propostas do executivo não foi um produto gerado nas Minas Gerais, durante a eleição de Azeredo. Nasceu nos EUA, país que deu lição de democracia e ética por décadas.

A forma que os americanos estão tratando os estrangeiros, inclusive que estão no país de forma ilegal, pode ser a senha que o xerife está virando inspetor de quarteirão. Os latinos, antes tratados como insetos, estão sendo recebidos com tapetes vermelhos, os brasileiros antes responsabilizados por tudo que dava errado estão sendo atraídos como importantes consumidores. O mundo realmente dá voltas.

Pelas minhas contas até 2030 veremos o muro construído para separar os EUA do México transformado em atração turista e a China construirá um trem bala sobre o mar do caribe ligando a costa americana à Havana.

Todos os impérios da antiguidade ruíram em função da prepotência e da certeza que eram inatingíveis pelos inimigos. Qualquer semelhança é mera coincidência.
O mapa do mundo esta mudando, os americanos sabem disto.  

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários