Com o objetivo de reviver antigos carnavais de rua, ajudando a manter a tradição e contrabalançando o predomínio dos grupos de axé-music da Bahia, um grupo de amigos, liderados pelo médico e hoje prefeito Romério Guimarães, resolveram criar, em dezembro de 2005, o Club do Galo da Travessa. O nome surgiu porque O Galo deveria sair no sábado, sempre uma semana antes do Carnaval,Travessa a razão é que começou na travessa do Sheko’s Bar, um tradicional reduto de sociedade e pingunços de São Jose do Egito.
Seu primeiro desfile ocorreu no sábado,em fevereiro de 2006, às 5h da tarde, reunindo 200 foliões fantasiados de máscaras,com roupas coloridas, o Galo desfilou apenas na travessa do bar de Sheko’s. De um pequeno grupo de foliões, o Galo da Travessa passou a arrastar hoje cerca de 10 mil de pessoas pelas ruas da cidade sendo, por isso, considerado,o maior bloco carnavalesco do Pajeú.
Contando com foliões mascarados e fantasiados com muita criatividade, muitos deles em grupos, carro alegórico, incluindo um abre-alas, o trio elétrico NAJA o Galo tem como ritmo predominante o frevo. São também tocadas pelos trio elétrico e no Palco principal tradicionais marchas carnavalescas como, Oh, abre alas, Jardineira, Mamãe, eu quero, O teu cabelo não nega, além da participação de artistas e bandas, como Nonô Germano(filho de Claudionor Germano)que fez o percurso do Trio pelas principais ruas da cidade, a concentração foi no pátio da feira livre, Keli Rosa, a Banda SPILICUT, FREVO-CUSTÓDIA S/A que animaram a multidão durante todo o percurso do desfile do Bloco, que tem cerca de 2 km.
A abertura oficial foi feita pelo prefeito Romério Guimarães-PT, “Aqui não é uma festa de cor partidária,mas sim de todo egipcinese, cada pajeuzeiro que ama o frevo e o carnaval, é uma festa feita por amigos e não foi gasto dinheiro da refeitura, agradecemos aos amigos e colaboradores e ao secretario Izaltino Nascimento, que muito ajudou ao Galo.” A festa foi até as 4 da manhã, com keli Rosa cantando muito frevo.(Informações e Fotos: Marcelo Patriota)
foi otimo
Foi tudo de bom… e essa Banda Spilycut confesso que achei o nome estranho quando foi anunciado que tocaria no BLOCO… SPILYCUT?????? QUE ISSO????? Mas quando a banda começou a tocar… Que ARRAASOUUUUU ELES ARREBENTAM, me acabei de dançar… MUITO SHOW ESSA BANDA.