Home » Sem categoria » EDUARDO PARTICIPA DO 23º ENCONTRO ESTADUAL DE MARACATUS DE BAQUE SOLTO, EM ALIANÇA

EDUARDO PARTICIPA DO 23º ENCONTRO ESTADUAL DE MARACATUS DE BAQUE SOLTO, EM ALIANÇA

 Dando prosseguimento à extensa agenda de Carnaval que vem cumprindo no Interior do Estado, o governador Eduardo Campos prestigiou, na tarde desta terça-feira (12/2), o 23º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto, em Aliança, na Mata Norte pernambucana. Ao todo, 110 maracatus se apresentaram no evento desde o último domingo (10/2), sendo 31 agremiações nesta terça-feira. O evento reuniu 14 mil brincantes na Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, a grande maioria formada por trabalhadores rurais da cana-de-açúcar.

O governador enalteceu os esforços daqueles que têm contribuído para manter viva a cultura popular pernambucana. “Vim hoje para aliança porque tenho um sentimento diferenciado pela Associação de Maracatus de Baque Solto, a qual vi nascer, sob a liderança do Mestre Salustiano, e queria presenciar esse resgate à cultura popular, que chegou perto de desaparecer. Em 1987, quando Doutor Miguel Arraes assumiu o governo, só existiam nove agremiações, e desde então, ao invés de dar cachê a grupos de fora, se abriu espaço para quem faz a nossa cultura ser tão rica, bela e única”, destacou Eduardo.

A passagem por Aliança também serviu como um gesto do governador para sinalizar o compromisso que sua gestão tem com o reforço das manifestações populares do Estado. “Nosso compromisso não é só de palavra, e sim de gesto. Queria deixar sinalizado o nosso compromisso e o nosso apoio com a luta dessa resistência”, afirmou Eduardo, que esteve acompanhado pela primeira-dama, Renata Campos; pelo prefeito de Aliança, Cláudio Fernando Guedes Bezerra, o Kaká; pelos secretários estaduais Alberto Feitosa (Turismo) e Evaldo Costa (Imprensa); pelo presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; pela secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves; e pelo diretor de televisão Guel Arraes. O governador ainda foi homenageado com as tradicionais “loas”, feitas pelo Mestre Victor, do Maracatu Leão da Grota, de Lagoa de Taenga.

Segundo o vice-presidente da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Manoelzinho Salustiano, filho do Mestre Salustiano, o encontro realizado desde domingo é uma “confraternização” daqueles que se apresentam o ano inteiro e elevam a cultura do maracatu. “Há 23 anos realizamos esse encontro, e através desse movimento conseguimos não só manter viva a nossa cultura, como ampliar o número de pessoas envolvidas nessa expressão”, declarou. (Fotos: Aluísio Moreira/SEI)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários