Home » Sem categoria » DEPUTADO QUER QUE FRASE “DEUS SEJA LOUVADO” SEJA OBRIGATÓRIA EM CÉDULAS DO REAL

DEPUTADO QUER QUE FRASE “DEUS SEJA LOUVADO” SEJA OBRIGATÓRIA EM CÉDULAS DO REAL

Um projeto de lei (4710/12) que tramita na Câmara dos Deputados e apresentada em novembro do ano passado, quer tornar obrigatória a impressão da frase “Deus seja louvado” em cédulas do Real. O projeto, criado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), tem como objetivo contra-atacar a solicitação da Procuradoria de São Paulo que recentemente pediu que a frase seja suprimida.  Fonte afirma que frase respeita a “tradição cultural” do brasileiro.

Na ação civil pública, apresentada em novembro último pela Procuradoria, o Ministério Público Federal aponta que não há previsão legal para a inclusão da frase nas notas do Real e que o Estado brasileiro é laico e deve se desvincular de manifestações religiosas. Além disso, para o MP, a expressão privilegiaria uma religião em detrimento das outras.

Eduardo da Fonte, no entanto, entende que há um erro de interpretação da palavra “laico”. Ele afirma que Estado laico é aquele que não adota uma religião oficial e no qual há separação entre a Igreja e o Estado, de modo que não haja envolvimento entre os assuntos de um e de outro, muito menos sujeição de um em relação ao outro. “O respeito e o culto a um ser supremo, que representa a divindade, está presente em todas as religiões”, completa Da Fonte.

O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários