Agora, Serra Talhada vai contar com um caminhão baú com capacidade de armazenar 4,5 mil toneladas de resíduos sólidos para potencializar a coleta seletiva na cidade. A aquisição do veículo vai ajudar o trabalho de 23 catadores de resíduos sólidos que atuam há dois anos na cidade por meio Coopecamarest (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada). O Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) é o órgão responsável pela iniciativa, através do programa Recicla Pernambuco, que conta com o apoio da Prefeitura de Serra Talhada para funcionar.
O prefeito Luciano Duque (PT) participou da entrega, ao lado do presidente do Itep, Frederico Cavalcanti. Para fortalecer o programa na cidade, o poder municipal cedeu motorista para guiar o caminhão baú, o terreno para que a Coopecamarest construa a primeira sede de material reciclável do Sertão do Pajeú e uma prensa para compactar o material recolhido. “E atualmente, enquanto a sede dos catadores está sendo construída, estamos ajudando os catadores com toldos e grades de armazenamento de material”, detalhou Luciano Duque.
Atualmente, três bairros estão sendo atendidos pela coleta seletiva em Serra Talhada. São ele: AABB, Centro e Bom Jesus. Duque já solicitou o trabalho dos catadores também no novo bairro Vila Bela, que será inaugurado em breve com a entrega de 899 residências pelo programa Minha, Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “Mas já estamos estudando a viabilidade de implantar a coleta seletiva em toda a cidade”, disse o petista, que – entre outras inovações da gestão – criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Para a presidente da Coopecamarest, Maria da Conceição, 45 anos, o caminhão chega em bom momento. “Ah, porque vai nos ajudar muito com o peso. Nós trabalhamos com carrocinhas, e a gente tinha que andar muito com elas até o posto de entrega de materiais. Nós vamos continuar com nossos carrinhos de mão, mas agora, o caminhão é quem vai descarregar no posto de entrega tudo o que vamos colher durante o dia. Será maravilho!”, festejou.
CIMPAJEÚ
Segundo ele, as ações da coleta seletiva em Serra Talhada podem servir de exemplo para outros municípios da região, e será uma das pautas prioritárias da sua gestão como presidente do Cimpajeú. “O cerco está se fechando para que as prefeituras acabem com seus lixões, e invistam em iniciativas ambientais responsáveis. Como presidente do Consórcio, vou levar este exemplo da nossa parceria com o Itep para os nossos companheiros prefeitos.”
Neste sentido, está agendada para o 1º de março um encontro entre os gestores que congregam o Cimpajeú para discutir políticas de resíduos sólidos. Duque fez um convite a professores e técnicos do Itep para apresentarem a proposta da coleta seletiva aos representantes do Consórcio. Para o presidente do Instituto, Frederico Cavalcanti, Serra Talhada está sendo pioneira na questão. “E por isso, parabenizamos o prefeito pela iniciativa”.
O Recicla Pernambuco é coordenado pelo Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos (UGRS), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.(Assessoria de Comunicação).