A Secretaria de Desenvolvimento Social de Serra Talhada estuda implantar um Núcleo de Vigilância Social no município. A ideia é desenvolver um amplo monitoramento de incidências nos bairros, identificando os maiores problemas de vulnerabilidade social em cada localidade. Com o objetivo de preparar a equipe para implementar novas metas para 2013, o governo promoveu uma capacitação, durante dois dias, com técnicos da área social.
“Discutimos o nosso planejamento estratégico, que aponta a necessidade de criarmos um Núcleo de Vigilância Social e de reforçarmos os equipamentos já existentes como os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) nos bairros do Bom Jesus, Caxixola e Mutirão”, ressaltou o secretário Desenvolvimento Social Josenildo André. Ele explica que, com um núcleo de vigilância municipal, será possível apontar ao governo onde e como se deve investir melhor.
A Secretaria vai reforçar também o Programa Municipal de Execução de Medidas Sócio-Educativas. Atualmente, a PMST atende cerca de 80 adolescentes em situação de risco. “Com a instalação desses programas a nossa previsão é de que os números de garotos e garotas atendidas cheguem a 100”, calcula Josenildo André, justificando que a expectativa de acréscimo vai de encontro ao fortalecimento do programa. “Porque vai significar que mais famílias serão atendidas”. (Assessoria de Comunicação).