![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_lossy,ret_img/https://blogdofinfa.com.br/wp-content/uploads/2024/01/SITE-DATATRENDS_v02.gif)
Será hoje (3), das 9h às 17h, que acontecerá a votação para formar a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Cento e cinquenta e dois nomes estão na relação dos membros elegíveis, entre promotores e procuradores, com mais de 35 anos de idade e mínimo de dez anos de exercício efetivo no MPPE, os dois pré-requisitos para se tornar procurador-geral. O voto é obrigatório a todos os 396 membros do órgão, sendo 38 procuradores e 358 promotores.
A votação para o biênio 2013/2015 será realizada no Salão dos Órgãos Colegiados, no térreo do prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça, que fica no bairro de Santo Antônio. A contagem dos votos começa assim que a votação for encerrada. A previsão é de que a lista tríplice seja divulgada no início da noite. Os três nomes mais votados irão compor a lista que será enviada ao governador Eduardo Campos (PSB), para que ele escolha o procurador-geral de Pernambuco.
A apuração será transmitida ao vivo através do site do MPPE (www.mp.pe.gov.br). A primeira relação de membros aptos ao cargo possuía 268 membros elegíveis. Porém, 116 formalizaram o pedido de renúncia à elegibilidade até o último dia 28 de dezembro. A lista de concorrentes pode ser conferida na edição do Diário Oficial do dia 29 de dezembro.
Quatro membros, todos promotores, lançaram candidaturas. São eles: Agnaldo Fenelon, que é candidato à recondução – ele tem direito a ser reconduzido a mais um mandato, além de Carlos Guerra, Francisco Dirceu e Ricardo Coelho. O voto, além de obrigatório aos 396 membros do MPPE, é secreto e trinominal. Depois da escolha pelo governador, o eleito escolhe a data para posse. A partir da posse, já assume como procurador-geral.
Os titulares da Comissão Eleitoral são os promotores de Justiça de 3ª entrância Andrea Karla Maranhão Conde Freire, Geraldo dos Anjos Netto de Mendonça Júnior e Ricardo Lapenda Figueroa. Os suplentes são os também promotores José Elias Dubard de Moura Rocha, Maria Helena da Fonte Carvalho e Liliane da Fonseca Lima Rocha.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_lossy,ret_img/https://blogdofinfa.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Card-Horizontal-Blog.png)