A estreita relação entre o ex-presidente Lula e a principal indiciada pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, Rosemary Noronha, teria motivado a compra ou o aluguel de um apartamento em Boa Viagem (Zona Sul) do Recife, por parte da ex-auxiliar da Presidência da República. Como, durante os seus dois governos, o petista marcava muita presença em solo pernambucano, Rose teria entendido que se fazia necessário ter um imóvel no Recife para tratar assuntos, digamos, inadiáveis.
Consultado pelo Blog da Folha sobre essa possibilidade, um importante petista pernambucano não confirmou o fato, porém, em reserva, ressaltou que Rosemary Noronha não era de adiar a resolução de pendências com o ex-presidente Lula. Não haveria, assim, nem hora nem lugar que impedisse um encontro extraoficial entre eles.
Rosemary Noronha foi indiciada pela Polícia Federal pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, tráfico de influência e corrupção ativa. A ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo é acusada, entre outras coisas, de facilitar a cessão de pareceres à empresas ligadas ao Governo Federal. Assim que a denúncia ganhou conhecimento público, a presidente Dilma Rousseff decidiu pela exoneração da ex-remanescente do governo Lula.