Depois de encontrar Hugo Chávez em Havana na segunda-feira, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse por volta das 14h desta terça que o líder venezuelano já está sendo operado e que a cirurgia é ” muito delicada”. Em um encontro com o presidente colombiano Juan Manuel Santos, no Equador, ele fez um discurso desejando sorte ao amigo e lamentou que Chávez esteja passado pelos momentos mais duros de sua vida.
“Meu querido amigo e colega, o comandante Hugo Chávez está passado por um dos momentos mais duros de sua vida. Ele está sendo operado neste instante. Uma operação muito delicada”, afirmou. “Nosso coração e nossa solidariedade estão com ele.
Mais cedo, Correa disse em seu Twitter que o colega estava com um “grande ânimo”, apesar de estar se preparando para a quarta cirurgia na luta contra o câncer. Também pelo microblog, o jornalista Nelson Bocaranda afirmou que fontes da Espanha lhe contaram que ” a quarta operação do presidente Chávez seria hoje às 6h. Hora de Cuba.”
Uma informação semelhante foi tuitada por José Rafael Marquina, um médico venezuelano que vive nos Estados Unidos. Sem citar suas fontes, ele afirmou que a cirurgia seria hoje, com o objetivo de “prevenir a compressão da medula”, sem citar horários. Marquina, porém. ressaltou que os médicos ainda discutiam a técnica a ser utilizada.(
Agência O Globo)