Home » Sem categoria » CRÔNICA DE ADEMAR

CRÔNICA DE ADEMAR

SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO

No final dos anos 80, em Barbalha – CE, eu estava na companhia de um Juiz de Direito que foi interpelado por um jornalista sobre um processo que tramitava na sua jurisdição. O magistrado após ouvir a pergunta respondeu: Juiz só se pronuncia no processo, não deve dar entrevistas sobre feitos em andamento.

Em 1997, na cidade Itanhomi – MG, em outra cena da espécie o magistrado falou: Após meu julgamento pode procurar o secretário do fórum e publicar a sentença, não entendo como correta a manifestação sobre um processo antes do desfecho.

Os casos citados estão em direção oposta ao que temos assistido nos últimos anos. Alguns Promotores, Procuradores, Juízes, Desembargadores e Ministros, inclusive da mais alta corte não resistem a uma câmara e um microfone. Emitem opiniões durante qualquer fase dos processos, muitas vezes criticando seus pares.

A imprensa sensacionalista e os programas de auditório do tipo “quanto maior a desgraça melhor” recrutam tais operadores do direito e publicam suas opiniões com alarde. Isto, sob a ótica deste cronista, não é informação e sensacionalismo barato à custa da miséria alheia.

Aos criminosos de todas as raças, corruptos de todos os modelos e corruptores de todas as escalas sociais os rigores das leis. Transmitir julgamentos e depoimentos ao vivo como um evento esportivo, em nome da transparência, é buscar notoriedade.

O engraçado é que estas mesmas autoridades denunciam, julgam e condenam detentores de cargos do executivo e do legislativo que usam meios de comunicação público e privado, sob a alegação de promoção pessoal no exercício da função.

Indagamos: Quando uma dessas autoridades, aqui incluímos Delegados e Secretários de Segurança, após a fama alcançam cargos eletivos através de votação induzida pela exposição na mídia não foram beneficiados pela tal promoção pessoal?      

Por: Ademar Rafael Ferreira


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários