A nova direção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e das 24 subseccionais da entidade no Estado serão escolhidas nesta segunda-feira (19). Cerca de 14 mil advogados estão aptos a votar e eleger os dirigentes que assumem o comando da entidade entre 2013 e 2015. Disputando a liderança da seccional estão duas chapas: uma é encabeçada pelo advogado e procurador do Estado, Pedro Henrique Reynaldo Alves, que conta com o apoio da atual gestão, cujo presidente é Henrique Mariano; a outra, que representa, portanto, a oposição, tem como candidato o advogado Emerson Leônidas.
A eleição da OAB-PE acontece das 9h às 17h. Os locais de votação dependem de onde estão inscritos os advogados, aqueles inscritos no Recife e em Olinda, votarão no Chevrolet Hall e os demais poderão votar nos locais já definidos pela Comissão Eleitoral e que podem ser consultados no site da entidade (www.oabpe.org.br). O pleito vai contar com urnas eletrônicas graças a uma parceria entre a OAB-PE e a empresa BisaWeb, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou o empréstimo de suas urnas para as eleições de entidade em todo o território nacional.
As urnas estão equipadas com um novo software desenvolvido pela própria BisaWeb e que já foi usado na eleição do Quinto Constitucional da OAB-RN. O sistema foi auditado pelo professor Carlos Ferraz, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a empresa garante segurança e rapidez no pleito, já que o sistema se assemelha ao do TSE e tem todas as informações criptografadas.