Ano novo geralmente rima com aumento de taxas e de impostos. Entretanto, para os proprietários de carros seminovos do Estado, a expectativa é outra. Em 2013, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos carros usados pode ficar até 30% mais barato em comparação com o valor aplicado este ano. A boa notícia é uma previsão da Associação dos Revendedores de Veículos de Pernambuco (Assovepe).
De acordo com o economista e sócio-diretor da Ceplan, Jorge Jatobá, o barateamento no valor do IPVA para os seminovos é a inevitável consequência da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis novos, aplicado pelo Governo Federal este ano – benefício que deve ser encerrado no próximo dia 30. “A alíquota do IPVA é calculada sobre o valor de mercado do veículo. Como aumentou a procura pelos carros novos e diminuiu pelos usados, fazendo com que seus preços despencassem, o imposto pago sofrerá automaticamente uma redução”, explicou.
A queda no IPVA vem acontecendo há alguns anos. Segundo o presidente da Assovepe, Antônio Selva, de 2011 para cá o imposto ficou 10% mais barato para os carros usados. Apesar de refletir a queda no valor de mercado, Selva comemora a redução da alíquota. “Acho a redução muito boa para os motoristas e para as lojas também. É mais um estímulo à compra do veículo seminovo”, declarou.