Várias obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Pernambuco receberam o selo amarelo, de “atenção”, no balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pelo governo federal. Entre elas a duplicação da BR-101. O trecho que vai de Palmares à divisa com Alagoas teve o contrato rescindido por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e um novo edital de licitação foi publicado em setembro. As propostas devem ser entregues no dia 4 de dezembro e a expectativa é a de que os trabalhos sejam concluídos em dezembro de 2013.
Já o trecho que vai de Igarassu atá a divisa com a Paraíba, de responsabilidade do Exército, sofreu com as chuvas de 2011 e também está atrasado. Seis anos após iniciada, da pista nova foram concluídos 40,5 quilômetros e 12 obras de arte especiais. Da pista existente, foram concluídos 27 quilômetros de restauração e estão em execução três obras de arte especiais, com 90% concluídos. O término deste trecho, de acordo com o balanço, está previsto para abril de 2013.
Do empreendimento, ainda estão pendentes a sinalização dos trechos Cabo/Ribeirão e Ribeirão/Palmares, bem como a recuperação de placas da pista nova entre Ribeirão e Palmares, o que devem ser concluídos até dezembro deste ano. Ao todo, a duplicação e modernização da rodovia no estado de Pernambuco envolve recursos superiores a R$ 1,2 bilhão.
Outros exemplos de obras que ficam em território pernambucano e foram consideradas atrasadas no quinto balanço do PAC 2 são a construção de dez navios petroleiros pelo Estaleiro Atlântico Sul, com 43% de realização até setembro, com conclusão prevista para agosto de 2016; e o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, que vem sofrendo com a desistência de empreiteiras.
No caso do Atlântico Sul, a meta é chegar a 46% do lote até dezembro. Como se sabe, houve um atraso de quase dois anos na entrega da primeira encomenda, o suezmax João Cândido. O segundo, Zumbi dos Palmares, deve ser lançado ao mar nesta sexta-feira (23). Um terceiro navio, ainda sem nome, está em construção.
Em relação à transposição, o eixo leste, mais avançado e que cobre Pernambuco e Paraíba, está com 51% de realização e tem previsão de ser concluído em dezembro de 2014. O eixo norte, que vai até o Rio Grande do Norte e Ceará, tem apenas 26% executados e só deve ficar pronto em dezembro de 2015. O projeto está orçado em R$ 5,2 bilhões