Home » Sem categoria » “Não serei candidata a reeleição vou apoiar Vanderley”, prefeita de Brejinho Tânia Maria

“Não serei candidata a reeleição vou apoiar Vanderley”, prefeita de Brejinho Tânia Maria

Blog do Finfa: Na última pesquisa realizada aqui em Brejinho, a senhora, prefeita, teve 68% de aprovação. À que se deve essa aprovação tão positiva?

Tânia – Essa aprovação é uma continuação de um trabalho sério, que nós vemos realizando aqui. Eu tenho um compromisso com o povo, com a educação e com todos. Temos uma das melhores educações de Pernambuco, você sabe disso, vem acompanhando. Na saúde, temos avançado significativamente, ganhamos até prêmios nacionais em relação à isso. Na agricultura, também temos feito nosso papel em obras e em todos os setores do nosso município. Na Assistência Social, tenho feito o possível para
atender as pessoas, as mais carentes e as que mais precisam da gente. Sempre estou junto. É por isso que devo essa aprovação em relação à pesquisa.

Blog do Finfa: Uma das grandes obras dos seus três anos e um mês, foram a construção de sete açudes de médio porte na zona rural, além de um trabalho que a senhora fez de recuperação em Barreiros. Esse trabalho todo foi executado com recursos próprios do governo municipal?

Tânia – Eu tive uma parceria. Esses sete açudes de porte médio foi uma parceria com o Governo do Estado. Conseguimos [???] máquinas para sete barragens, uma no sítio Murumbu, outra em [???] de Piedade, outro [???], outro em Cachoeira de Patos, Sítio Santana, [???]. São essas localidades que tivemos parceria com o Governo do Estado. Nós fizemos o desassoreamento de pequenos barreiros em todo município com recursos próprios. Isso gerou em torno de mais de 1000 horas de limpeza de açudes. Eu faço isso porque compreendo o sacrifício do homem do campo, porque ele necessita de um pequeno barreiro na sua propriedade para o consumo de casa, plantio, dar água aos animais. Então eu tenho esse compromisso com o povo. Também conseguimos, com o Governo do Estado, o sistema simplificado de abastecimento de água. Esse sistema tem ajudado as pessoas e nós estamos aí para cada vez mais ajudar. Temos feito também a manutenção dos poços artesianos, que é um lugar que necessita de água, e o município é quem arca com toda despesa com a manutenção de poços. Então, a
gente tem feito isso sempre com o compromisso de atender o povo.

Blog do Finfa: Eu sou testemunha que a senhora construiu, nesses três anos, uma grande Academia da Saúde aqui na sede do município. Mas hoje, a maior obra que está sendo executada pelo seu governo, é o tão sonhado Ginásio do Povoado de Vila de Fátima. A parceria é com quem e quando vai ser concluída as obras?

Tânia – É uma obra sonhada por aquela comunidade, por todos daquela região. Foi com recursos de uma emenda parlamentar de Gonzaga Patriota, a prefeitura tinha entrado com a sua contrapartida. Essa obra está na sua fase de conclusão, e acredito que até maio, estaremos inaugurando. Além dela, temos a Academia da Saúde em frente à creche Manoel Teixeira de Carvalho. Construímos a ciclovia também, com uma emenda do deputado Gonzaga Patriota. Construímos mais de 700 metros de calçamento no Alto da Boa Vista, também com emendas parlamentares e contrapartida do município. No meu governo, consegui concluir 10 escolas, construído no governo de Vanderlei e concluí no meu governo. Construímos uma Quadra Society, estamos na fase de conclusão dela e acredito que estaremos inaugurando nos próximos dias. Estamos fazendo alguns projetos de saneamento básico lá em Placa de Piedade, porque sabemos da necessidade do povo sobre esgotamento sanitário. Estamos fazendo projetos de construção de calçamentos, tapa-buracos, rodovias rurais… Nesses 3 anos de governo, tenho conseguido ajeitar todas as estradas [???] do município, colocando cascalhos, máquinas, afim de melhorar o tráfego de pessoas, melhorando também o tráfego dos estudante que estudam na sede… Estamos arando as terras dos nossos agricultores, em 2017 e 2018, conseguimos arar mais de 90% de todas as terras da zona rural, dos pequenos agricultores. Estamos fazendo esse mesmo trabalho em 2020 e tem muito mais a fazer até o final do meu governo, se Deus quiser.

Blog do Finfa: A senhora apoiou, nas eleições de 2018, os deputados Gonzaga Patriota e Aglailson Victor. Satisfeita com o desempenho deles?

Tânia – Sim, Finfa. Sou satisfeita com o desempenho do deputado Gonzaga Patriota, por exemplo. É um
deputado que a gente já vem votando há alguns mandatos, e ele tem sido muito atencioso com nosso município, tem trazido recursos. Realizamos nosso primeiro pregão eletrônico, que foi a aquisição de uma ambulância, por emenda de Gonzaga Patriota. Estamos conseguindo um trator de pneu. Na saúde, essas emendas tem sido de grande benefício pro nosso município. Ele tem sido muito atencioso com o município de Brejinho, eu só tenho a agradecer pelo que ele está fazendo. Em relação a Aglailson Victor, é um deputado novo, que está chegando agora, primeiro mandato, tem toda aquela dificuldade de questões de emendas do próprio governo, porque sabemos a dificuldades que estão acontecendo. Mas ele tem sido atencioso com a gente, conseguiu uma emenda esse ano de 2020, que será mais uma ambulância. Ele tem me ajudado muito no sentido de ir até o governo e conseguir melhorias para o nosso município. Estive com ele em audiência com Paulo Câmara, pra gente enfatizar a questão de tapa-buracos na PE-275, que está sendo concluído. Estamos conseguindo, junto com o Governo do Estado, o acostamento da ciclovia que dá acesso ao cemitério, que sai da Rua Manoel Marques, que é saída da cidade, até o cemitério. Dá mais ou menos 800 metros e os trabalhos do acostamento já começaram. É uma promessa da Fernanda Batista em parceria com o governo. Então nosso deputado estadual tem sido importante no sentido de mediar as nossas dificuldades com o Governo do Estado.

Blog do Finfa: A avaliação que a senhora faz do governo Bolsonaro?

Tânia – Bolsonaro, a gente sabe, que não é uma pessoa que tem muito preparo para estar na presidência. 2019 foi um ano difícil, para o País, para o Estado e consequentemente para os municípios. Pra mim foi o ano mais difícil. Mas acredito que o governo dele vai alavancar e que vai trazer melhorias para os municípios. Creio nisso e vamos torcer para que dê certo. Se o País estiver ruim, o estado estará ruim e o município pior ainda. A gente é quem sabe com o País em crise, o que os municípios sofrem.

Blog do Finfa: A avaliação que a senhora faz do primeiro ano do segundo mandato do governador Paulo Câmara?

Tânia – 2019 foi um ano difícil. A avaliação que tenho do Governo Paulo Câmara, é que vejo que ele tentou,
assim como eu, dar o máximo no estado. Conseguiu pagar a folha em dia, zelar com os compromissos e fazer muitas coisas dentro das suas possibilidades. Ele teve muita dificuldade com o governo Bolsonaro, a gente sabe disso, mas assim como acredito que o país vai melhorar – e consequentemente estado e município -, também acredito que quando melhorar, o Estado também melhora. Vejo que Paulo Câmara tem a boa intenção de fazer um bom governo, mas ele não tem feito melhor por conta da crise.

Blog do Finfa: A senhora tem a maioria na Câmara. São 5 vereadores e 4 da oposição. Como é o relacionamento da senhora com os vereadores?

Tânia – Em relação aos vereadores da situação, tenho uma relação mais estreita com eles, é claro. Sobre os
da oposição, me dou muito bem com eles. Sempre que possível já nos sentamos para discutir questões do governo. Os Projetos de Lei que mando para Câmara, quando eles têm dificuldades [em entender], eu explico pra eles o por quê, e eles têm aprovado todos por unanimidade, então minha relação com todos é boa.

Blog do Finfa: Tânia Maria será candidata à reeleição em 2020?

Tânia – Não, não serei candidata. Vou apoiar Vanderlei porque acredito na continuidade do meu trabalho, de compromisso com o povo de Brejinho, Vanderlei já foi prefeito aqui do nosso município por quatro mandatos, e ele tendo a oportunidade de ser por mais outro mandato, fará muito mais por Brejinho. [Finfa: “Apoio integral da prefeita à candidatura de Vanderlei?” e Tânia Maria responde: “Sim.”]

Blog do Finfa: A senhora ficou feliz com a entrada do ex-prefeito Chico Dudu ao grupo da senhora e do ex-prefeito Zé Vanderlei?

Tânia – Fiquei sim, porque Chico Dudu foi eleito no nosso grupo. Esteve, por um período, afastado, mas ele é
importante para o município de Brejinho, para o partido, somar esforços e apoio. Como eu disse à ele, que seja bem vindo ao partido e estamos aqui para somar.

Blog do Finfa: A senhora sabe quem o ex-prefeito Zé Vanderlei vai enfrentar na oposição?

Tânia – De acordo com os rumores, sei sim. Prossegue Finfa: “Quem será?”, e Tânia Maria responde: “Gilson
[???]”, Finfa insiste: “Ele é um comerciante?” e Tânia conclui: “Ouvi falar de que é empresário.”


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments