Home » Sem categoria » “Não tem essa de votou em mim ou não votou, eu sou prefeito de todo mundo”, disse prefeito Zeinha Torres

“Não tem essa de votou em mim ou não votou, eu sou prefeito de todo mundo”, disse prefeito Zeinha Torres

Na série de entrevista que o blog esta realizando com os prefeitos do Pajeú, o entrevista desta sexta-feira (06), foi o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, que está no 3 ano da sua gestão. Zeinha responde as perguntas deste blogueiro sobre vários assuntos.

Leia na íntegra:

Blog do Finfa: Um dos sucessos da gestão do senhor, é a Gestão Itinerante. Já foram realizadas 19 edições nesses 3 anos. Vai fechar 2019 na próxima quarta-feira, dia 11, com a vigésima edição. Qual é o sucesso desse governo?

Zeinha – O Governo Itinerante foi uma coisa muito boa. No início da minha gestão a gente tinha um fluxo de em torno de 60/70 pessoas por dia. Conversei com os outros secretários uma maneira da gente diminuir esse fluxo e chegar mais perto da população. Foi aí onde tivemos a iniciativa de criar o Governo Itinerante. […] A gente leva o governo mais próximo da população, principalmente aquela mais distante. Levamos Bolsa Família, tiramos documentos, fazemos prevenção e pré-natal […]. Todo serviço que a gente tem na sede, levamos para essas
comunidades. Assim diminuímos os atendimentos para 10/15 [atendimentos].

É uma coisa que facilita e nos faz ver o anseio da comunidade, que é muito importante. Sentamos com a comunidade pra ver o que estão precisando. Depois voltamos corrigindo e fazendo os atendimentos. É um poço quebrado, recuperação de uma barragem, estradas, campos de futebol, que temos feito muito no município… Foi uma coisa espetacular e que te ajudado muito a gente.

Blog do Finfa: O município de Iguaracy foi vencedor de um prêmio nacional. Que prêmio foi esse?

Zeinha – Foi da Criança Feliz. Ficamos em primeiro lugar, tanto em Pernambuco como no Brasil. Esse prêmio vai ser entregue na próxima quinta-feira (12). A equipe da assistência social, junto com o prefeito, está indo pra Brasília pra receber esse prêmio. […] Temos dado atenção em todas as áreas, e estamos vendo aí o resultado, estou feliz com um prêmio tão importante que vamos receber no nosso município.

Blog do Finfa: O senhor anunciou novas obras. Que obras são essas?

Zeinha – Nesse final de ano, temos muitas obras pra iniciar, outras para dá ordem de serviço. Eu disse, no programa de Anchieta Santos, que iria entregar duas obras por mês, e hoje estamos chegando a entregar até 4. Agora, nesse último final de semana, entregamos o curral da Feira Livre, da feira de Jabitacá, um abastecimento simplificado. Demos uma ordem de serviço numa quadra no povoado de Catingueira, outra numa praça aqui em Iguaracy. Já estamos iniciando os projetos do trailers, das ciclovias e da praça de táxis. Temos muitas obras pra iniciar e outras fazendo projetos. Recebi uma bela notícia do meu FEM do Governo do Estado, o governador Paulo Câmara tem ajudado muito aqui no meu município. Demos ordem de serviço recentemente em uma praça, há 2 meses inauguramos uma rua no pavimento, emenda do deputado Diogo Moraes (tem mais 4 pra concluirmos). Estamos iniciando uma nova licitação de pavimento de mais duas ruas aqui em Iguaracy. Como eu disse, esse final de ano e início do próximo temos muitas obras pra iniciar, dar ordem de serviço, concluir projetos… Pra isso
temos que ter pessoas boas nos ajudando: Gonzaga Patriota (praça de táxis), Humberto Costa (recursos pra ciclovias). Só temos a agradecer, principalmente ao Governo do Estado, que desde que assumi a prefeitura, o governador Paulo Câmara tem ajudado muito o município de Iguaracy.

Blog do Finfa: Como é que encontra-se, nesses 3 anos, a gestão financeira do seu governo?

Zeinha – Como todo município, vimos passando dificuldades, mas mantemos as coisas em dias, principalmente os funcionários, estou com eles todos em dias, paguei a segunda parcela do 13º ontem (05). Do mesmo jeito que foi ano passado, estamos na luta e vamos pagar essa última parcela.

Blog do Finfa: A avaliação que o senhor faz do primeiro ano do segundo mandato do governador Paulo Câmara?

Zeinha – É um governador que tem investido muito no Estado, com relação ao meu município eu só tenho a agradecer. Ele passa dificuldades tão quanto a gente, mas vemos os resultados em segurança pública e educação. Eu tenho pedido muito e ele me atendido, é uma parceira boa que estamos fazendo. Para você ter uma ideia Finfa, essa doação que ele fez de quase 21 hectares de terra para o município foi muito bom, só vai ajudar nosso município a crescer mais.

Blog do Finfa: A avaliação que o senhor faz o governo Bolsonaro?

Zeinha – Ele ainda não se encontrou, diz uma coisa uma hora… Fala de mais, político não pode falar muito, tem que ter mais ação. Muitas vezes ele anuncia uma coisa uma hora, duas horas depois é diferente. Você vê esse recurso do pré-sal, anunciaram um valor e agora vem metade. Por exemplo, meu município, era R$ 1,2 milhão e  baixou para R$ 630 mil. Anunciaram antes de vender, foi muito baixo. Mas eu sempre torço que dê certo, é bom para o País, mas tem que pensar na população mais pobre, que estão esquecendo. Essa reforma da previdência, só se fala no que vão economizar, mas ninguém fala no que vai prejudicar, que é a classe mais pobre. Isso eu não concordo.

Blog do Finfa: Vamos pra 2020. O prefeito Zeinha é candidato a reeleição com Dr. Pedro Alves na vice?
[???]

Zeinha – Eu tenho evitado falar em eleição, porque quando você começa uma campanha muito cedo, atrapalha, meu foco é trabalhar. Mas eu tenho um grupo, vamos sentar com ele, se a população quiser novamente, vamos repetir, se eu for de novo, é com ele. Dr. Pedro tem me ajudado muito. Tenho dito que a gente tem duas prefeituras uma aqui e outra em Recife, porque o pessoal que vai pra lá, ele toma conta dessas pessoas. Dr. Pedro é um vice que me orgulha. Tem aquele velho ditado, time que ganha não se mexe. Vamos passar por uma avaliação da população também.

Blog do Finfa: Como é seu relacionamento com os vereadores oposicionistas?

Zeinha – Da minha parte, tem alguns que reclamam sem motivos, nunca fizeram uma denúncia que tivesse fundamento. Eu fui vereador por quatro mandatos, pra se fazer uma denúncia tem que se ter certeza, não pode ser porque ouviu dizer. Às vezes fazem muitas denúncias que quando você vai atrás não é o certo. Tem uns que ainda se perdem muito, não sabem o papel do vereador, aí se empolgam e querem fazer uma oposição criticando. Muitas vezes ataca muito a saúde do município que tem uma saúde feito a nossa, que é difícil pra todo município, não só para Iguaracy. Temos uma casa de apoio hoje que é uma maravilha. Peguei o município com a maioria da frota quebrado, hoje renovamos e damos atenção. Então é assim, [eles] têm que procurar alguma coisa pra atacar, e eu acho que deviam procurar ajudar a população, que é o que precisa. Procurar os deputados que votaram, trazer emendas pro município. É tempo de aproveitar e trabalhar mais em prol da população. Eu tenho feito muitos abastecimentos simplificados na zona rural, vamos completar 9000km. Tem vários, entreguei um agora de quase 2,5km, vou iniciar na próxima semana mais 1km de adutora, tem mais 3 que é Barro Doce, que ficou para fazer no governo anterior e vamos concluir, porque é a população quem sofre com a falta de água.

Acho que é momento de estar todo mundo unido trabalhando em prol da população. Eleição, lá pro mês de junho é que vai se resolver, tem muito tempo até lá. Vamos trabalhar, o que eu quero é isso. Eu tenho dito que desde o dia que assumi essa Prefeitura, não tem essa de votou em mim ou não votou, eu sou prefeito de todo mundo. Se a pessoa disser que não conseguiu um negócio comigo porque não votou em mim, está mentindo, senão era pra ter dois prefeitos na cidade. Do mesmo jeito é a Câmara, o vereador não é obrigado a ficar do lado do prefeito, não, mas ele tem a obrigação séria com a população porque votou nele. Tem muitas coisas que são travadas aqui porque o prefeito não é do mesmo lado e não é isso, é a população. Se o vereador quer trabalhar em prol da população, pode contar comigo.

Blog do Finfa: Quem Zeinha vai enfrentar como seu opositor em 2020?

Zeinha – Eu tenho dito muito que quem vier a gente enfrenta, não temos que escolher adversário, pra mim, o que for, estamos aí pra ir pra luta. Eu fui a primeira, não escolhi adversário e entrei. Espero que seja uma política limpa e bonita. Quem estiver sem partido e quiser concorrer junto com a gente, estamos aí na próxima. Eu quero é trabalhar em prol da minha população, isso sim.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments