Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

As 5 chaves da felicidade

Já imaginou ter cinco chaves que seguidas ajudam para que você consiga uma vida mais feliz? Pois esta é a proposta do israelense Tal Ben-Shahar que ficou conhecido, no período em que deu aula na Universidade de Havard.

Ele lecionava sobre FELICIDADE, com base na psicologia positiva e possuía as aulas mais concorridas da universidade, ajudando os estudantes da graduação em busca da realização pessoal. Segundo Bem-Shahar, ser feliz é algo a ser aprendido e existem 5 atitudes que podem ajudar para que você tenha uma vida mais feliz.

A primeira é se permitir ser humano, conviver com suas falhas e vivenciar as emoções dolorosas (raiva, tristeza, decepção). Temos dificuldade em aceitar que somos humanos e que essas emoções também são parte de nossa vida. A segunda é aprender a lidar com o estresse, pois estamos em um momento em que a sociedade se sente altamente estressada. O estresse, na atualidade, está relacionado à quantidade de demanda que você tem e ao modo como você lida com essas situações e demandas. O professor pontua ainda a importância do descanso, é preciso fazer uma pausa de vez enquanto.

Outra atitude importante é a prática de exercício físico. Pode ser uma caminhada ou qualquer outra atividade que exercite seu corpo para que , na atividade física o cérebro secreta substâncias que nos traz a sensação de felicidade. Então, exercite-se por pelo menos 30 minutos e 3 vezes por semana. O exercício físico auxiliar no corpo e na mente, há pesquisas que apontam que uma prática constante de exercício físico diminui em 52% as chances de você desenvolver Alzheimer e demência.

O quarto ponto é focar nas relações interpessoais. E não adianta investir nas relações através das redes socias, é necessário que o foco seja para o contato, o estar com o outro, o olho no olho. A quinta chave é a gratidão, você já deve ter ouvido falar que a gratidão é importante. Segundo Bem-Shahar, não devemos achar que as coisas já estão garantidas, mas agradecer por elas. Sentir-se grato por conquistas simples, como: poder respirar, enxergar, sentir-se grato por uma xícara de café, etc.

E aí? Agora que você já sabe as cinco chaves da felicidade, baseada nos conhecimentos do professor que deu aula em uma das melhores universidades do mundo e com base em pesquisas e estudos. Vamos ser feliz?

Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo é Graduada em Psicologia. Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP. Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Mestra em Hebiatria (adolescência) e tem o Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE. Atende toda quarta-feira na Clínica Mayhara Pires. Fone: 81- 99643 2926. Instagram: @jana.psi


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments