Home » Sem categoria » DE ÚLTIMA HORA, ERUNDINA APRESENTA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

DE ÚLTIMA HORA, ERUNDINA APRESENTA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

29set2016---a-candidata-a-prefeitura-de-sao-paulo-luiza-erundina-psol-participa-de-debate-promovido-pela-tv-globo-nos-estudios-da-emissora-na-zona-sul-de-sao-paulo-1475201048518_615x300DO UOL, em Brasília

A deputada federal Luiza Erundina, de São Paulo, será a candidata do PSOL à presidência da Câmara dos Deputados na eleição que ocorre nesta quinta-feira (2). Segunda ela, esperou-se que alguma das candidaturas apresentasse algo que fosse compatível com as ideias do PSOL, o que não aconteceu. “Não fazia sentido abrirmos mão de nossos compromissos”.

“Me sinto honrada com essa tarefa”, afirmou a deputada durante a apresentação de sua candidatura no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília. “O PSOL ficou dialogando na tentativa de construir esses compromissos”, completou.

Com a presença de Erundina, agora a disputa na Câmara conta com seis candidatos: André Figueiredo (PDT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF), Julio Delgado (PSB-MG), além do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O eleito vai comandar a Câmara pelos próximos dois anos. Mais que isso, os parlamentares decidirão quem serão os primeiros na linha sucessória da Presidência da República –ou seja, que podem assumir o lugar de Michel Temer (PMDB) caso este deixe o cargo antes do fim de seu mandato ou viaje para fora do país.

Hoje, a eleição acontece no Senado, onde a expectativa é pela eleição de Eunício Oliveira (PMDB-CE). Amanhã (2), é a vez da Câmara, que pode reeleger Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ambos são da base de apoio ao governo e citados em delações da Operação Lava Jato.

Nas duas Casas, o presidente é eleito por maioria simples. As votações são secretas.

Como Temer não tem vice, o primeiro na linha de sucessão é o presidente da Câmara. Depois, vêm o presidente do Senado e a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments