Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Coluna do Finfa

Inaugurou, entregou e assinou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acompanhado do vice-prefeito Dr. Pedro Alves, vereadores, teve uma agenda corrida de inaugurações e entrega de equipamentos, neste domingo (30), acompanhado de vereadores, secretários municiapais, lideranças e a população iguaraciense. Zeinha recebeu a visita da Ministra de Ciência e Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e dos deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges.

O prefeito ofereceu um almoço na Fazenda Carnaíba, no Distrito de Jabitacá, onde estiveram presentes, o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, o presidente da Câmara de Vereadores Argemiro da Caiçara e os vereadores Djalminha e Juazez, o ex-deputado Dr. Edson moura, o Desembargador do TJPE, Dr. Alberto Nogueira, o vereador de Tuparetama, Valmir Tunú, entre outros.

A primeira agenda foi a inauguração da Academia da Saúde José Fernandes Marques Bezerra e das ruas Luiz Quaresma e Waldemir Nunes Cavalcante no Distrito de Jabitacá.

Em seguida houve a visita ao Centro de Convivência Diógenes Arruda Câmara no Distrito de Irajaí, ele que foi um baluarte na política brasileira, um dos fundadores do partido da Ministra Luciana Santos e do deputado federal Renildo Calheiros o PCdoB, e nasceu neste distrito.

A noite foi a entrega de várias ruas na sede do município, a inauguração da Praça Santa Edwiges no Bairro Frei Damião. Na ocasião o prefeito Zeinha Torres assinou a Ordem de Serrviço para construção do Parque Municipal. Fotos: Finfa e Bruno Lopes.

Prestigiou o novo aliado – O deputado federal, Mendonça Filho, esteve no último sábado (29), na cidade de São José do Egito, prestigiando o aniversário do seu novo aliado, o prefeito Evandro Valadares.

Aderiu – Informações chegadas da São josé do Egito, diz que o motorista e fiel escudeiro do ex-prefeito Romerio Guimarães, Galego de Levi, figura bastante conhecida em São José do Egito, fez questão de comparecer ao aniversário do prefeito Evandro Valadares, para lhe comunicar que a partir de agora, passa a fazer parte do grupo da Frente Popular e onde vai se engajar para eleger o candidato do grupo do prefeito Evandro. Além dele, outros familiares farão a migração garantiu, Galego.

Disse“Estamos batendo todos os recordes que o Recife já viu com um grande volume de obras por toda a cidade. Investimento em calçamento de rua, recuperação de escadaria, além de encostas sendo feitas e iluminação sendo colocada. Em 28 de maio do ano passado, a gente teve um dos maiores eventos climáticos da história da nossa cidade. Nós enfrentamos os desafios e, em menos de um ano, conseguimos fazer a maior e mais rápida operação de crédito da nossa história, que será assinada no próximo dia 15 de maio nos EUA. Serão R$ 1,5 bilhão de investimentos nas áreas de risco da cidade. Serão mais de 500 grandes obras de encostas nos pontos mais críticos da cidade. Falar que vai fazer é fácil. Mas é preciso muita coragem e trabalho para investir um volume tão grande de recursos nas áreas mais pobres e necessitadas de nossa cidade”. (Prefeito do Recife João Campos)

Frase “Sua história, prefeito, tá bem desenhada. O senhor disse que seria uma inauguração por semana, e semana passada foram duas ruas na Izídio Leite, e esta semana, três ruas de uma só vez, aqui no São Francisco. O senhor está mais do que cumprindo com a promessa feita”. (Vereador de Afogados da Ingazeira, Cícero Miguel, elogiando o prerfeito Sandrinho Palmeira)

Perguntar não ofende – A vice-prefeito de Custódia, Luciara Frazão vai ser a candidata das oposições nas eleições de 2024?

Presidente Lula confirma salário mínimo no valor de R$ 1.320

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou, neste domingo (30), que vai enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto de lei que, se aprovado, tornará obrigatório o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Lula também se comprometeu a, até o fim de seu atual mandato, em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação”, antecipou Lula ao fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, por ocasião do Dia do Trabalhador, nesta segunda-feira (1º).

Segundo o presidente, a “valorização do salário mínimo” é parte do projeto de governo, que busca “recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras” ao longo dos últimos anos. “A partir de amanhã, o salário mínimo passa a valer R$ 1.320,00 para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real”, reconheceu Lula ao ponderar que, nos últimos seis anos, o reajuste do valor salário mínimo sempre ficou abaixo da inflação acumulada. Foto: Ricardo Stuckert

Prefeito Sandrinho anunciou para junho início da nova praça do Bairro São Francisco

Durante a inauguração de três ruas pavimentadas no bairro São Francisco, o Prefeito Sandrinho Palmeira anunciou para o início de junho a ordem de serviço para a reforma e revitalização da praça do São Francisco, uma obra muito aguardada pelos moradores do bairro.

“Já temos os recursos em caixa e o projeto já está quase finalizado. Vamos, em breve, reunir a comunidade para apresentar o projeto e ouvir sugestões. Quero iniciar a obra ainda em Junho,” destacou Sandrinho.

A inauguração da travessa Odon Padilha e das Ruas Miguel Alves e Odon Padilha (trecho) contou com a participação do vice-prefeito Daniel Valadares, dos Vereadores Cícero Miguel, Reinaldo Lima, César Tenório, Raimundo Lima, Gal Mariano, Toinho da Ponte, Douglas Eletricista e Agnaldo Rodrigues (Cancão), além dos moradores ruas pavimentadas.

“Sua história, Prefeito, tá bem desenhada. O senhor disse que seria uma inauguração por semana, e semana passada foram duas ruas na Izídio Leite, e esta semana, três ruas de uma só vez, aqui no São Francisco. O senhor está mais do que cumprindo com a promessa feita,” afirmou, em seu discurso, o vereador Cícero Miguel.

Sandrinho agradeceu o trabalho e empenho de toda a equipe pelas obras e ações realizadas e os resultados positivos obtidos pela gestão. E aproveitou para convidar os moradores para a ordem de serviço da ponte sobre o Rio, ligando os bairros São Francisco e São Cristóvão, que deverá ocorrer nesse mês de Maio.

A previsão é que a inauguração desta semana – a 16a. da Maratona de Inaugurações e entregas – ocorra no próximo sábado (06). A obra a ser inaugurada será anunciada pela Prefeitura através dos blogs e redes sociais.

Ministra Luciana Santos participa de inaugurações em Iguaracy

A ministra de Ciência Tecnolocia e Inovação, Luciana Santos, estará neste domingo (30), no município de Iguaracy, participando de diversas inaugurações de obras realizadas pela gestao Zeinha Torres e Dr. Pedro Alves, nos Distrito de Jabitacá e na sede do município, além de visitar o Distrito de Irajaí.  Os deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges confirmam presenças.

Confira a agenda:

A ministra de Ciência Tecnolocia e Inovação, Luciana Santos, estará neste domingo (30), no município de Iguaracy, participandoinaugurações e entrega de obras realizadas pela gestao Zeinha Torres e Dr. Pedro Alves, no Distrito de Jabitacá e na sede do município. Os deputados Renildo Calheiros e Waldemar Borges confirmam presenças.

Maria Arraes volta ao Sertão em busca de soluções conjuntas para os desafios locais

Após os três primeiros meses de mandato, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) está de volta ao Sertão para ouvir as demandas locais e se aprofundar nos desafios da região, em busca de construir coletivamente soluções para os problemas de quem mais precisa. “Esse retorno é um compromisso desde a pré-campanha, que cumpro com muita alegria e responsabilidade. É trabalhando junto com a população, de forma atenta e respeitosa, que vamos chegar conjuntamente aos melhores resultados”, afirmou a parlamentar.

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, Maria Arraes foi recebida por lideranças. Ouviu reivindicações acerca das condições das estradas, principalmente as PEs 638 e 639, que interligam seis agrovilas (N1, N3, N5, N6, N7 e N8). Mais de 800 produtores rurais são prejudicados pela dificuldade de deslocamento e logística para escoar a produção, o que afeta diretamente a economia local.

A saúde também é motivo de preocupação na região. A população enfrenta a falta de postos de saúde e ambulâncias, além de atendimento lento e precário. Quem precisa de assistência médica especializada sofre com a demora na marcação de consultas e procedimentos, o que evidencia a necessidade de melhorias na área.

“Temos tentado estabelecer um diálogo com o governo do Estado e enviado requerimentos para obter explicações sobre os principais problemas enfrentados pelos moradores. O planejamento e a ação são urgentes para sanar esses problemas, o que parece não existir na atual gestão estadual”, apontou Maria Arraes, em entrevista à Rádio Petrolina FM.

De Petrolina, a parlamentar seguiu para Santa Maria da Boa Vista, onde participou de um almoço com o vereador Valter Firmino e o grupo de oposição da cidade.

As principais necessidades apontadas pela população no município dizem respeito ao abastecimento de água nas áreas de sequeiro e revitalização do sistema de irrigação do Projeto Fulgêncio, para garantir a operação e manutenção do sistema, além da assistência técnica aos produtores.

Ainda em Santa Maria, a deputada concedeu entrevista à Radio Boa Vista FM e se reuniu com representantes de diversas entidades, entre elas a Associação das Pessoas com Deficiência. Maria Arraes é autora de um projeto de lei que visa tornar permanente o laudo para deficiências e transtornos irreversíveis, como o do espectro autista.

A parada seguinte do giro pelo Sertão foi em Orocó, no Projeto Brígida (Agrovila 10), onde a parlamentar esteve ao lado do ex-vereador Luiz Bernardino e do Dr. Sandro Santos, no diálogo com as lideranças locais.

A agenda continua no fim de semana pelo Sertão Central, do Pajeú e do Araripe.

Recife Cuida leva mutirão de Saúde para o bairro de Passarinho

Neste sábado (29), a Prefeitura do Recife promoveu mais um mutirão de Saúde para a população da cidade. Os serviços foram disponibilizados no bairro de Passarinho, na Zona Norte, na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva e na Unidade de Saúde da Família Passarinho Alto. A ação, que contou com a presença do Prefeito João Campos, faz parte do Programa Recife Cuida, que está promovendo uma grande reestruturação na rede de Saúde do município e impactando diretamente no atendimento prestado aos recifenses.

Entre os serviços ofertados gratuitamente, consultas e aplicação de vacinas (Influenza, bivalente e atualização do calendário vacinal), exames de citopatologia, aferição de pressão arterial e glicemia, e testagem para detecção de sífilis e HIV. Foram 80 vagas para as consultas médicas, 20 para as odontológicas e outras 40 para exames citopatológicos.

O Prefeito João Campos, que celebrava o aniversário do programa Mais Vida, entregando obras para os moradores do bairro, aproveitou para acompanhar o mutirão. “Mais um mutirão do Recife Cuida. Nesse dia, que comemoramos o sétimo aniversário do Programa Mais Vida e entregamos uma praça requalificada para a comunidade, estamos em Passarinho com diversos serviços de saúde para cuidar das pessoas”, explicou o prefeito João Campos na escola Marluce Santiago.  

A ação de Saúde contou com equipes compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além de pessoas envolvidas nas atividades administrativas.

 “Buscamos nesse projeto do Recife Cuida, facilitar o acesso ao atendimento em áreas onde verificamos essa demanda reprimida. Para isso, colocamos à disposição uma equipe multiprofissional, com capacidade técnica de resolução dos problemas e, quando há necessidade, fazer o devido encaminhamento à nossa rede. Temos uma farmácia de prontidão e, com a prescrição, o paciente leva o remédio para continuar o tratamento em casa”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Edvania Simões, 47 anos, passou pela testagem de Sífilis e HIV e aprovou a ação do Recife Cuida. “ Essa iniciativa é excelente e trouxe muitos benefícios para quem não tem acesso fácil a hospitais. Trouxe serviços de saúde para perto da gente”, comemorou a moradora de Passarinho.

Mariana Cristina Lira,  25 anos, também aproveitou vários serviços de saúde que nunca tinha feito.  “É a primeira vez que eu faço esses exames preventivos. Fiz testagem para Sífilis e HIV, além de outras consultas. Por isso, estou gostando muito do mutirão. Uma oportunidade para cuidar da minha saúde”, explicou Mariana. Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Pedro Campos: “Estamos trabalhando no Congresso Nacional para nacionalizar o Compaz”

O deputado Pedro Campos protocolou na última semana, na Câmara Federal, o projeto de lei N• 2215/2023, que pretende nacionalizar os Centros Comunitários da Paz, o Compaz. O projeto, em funcionamento na cidade do Recife há 7 anos, tem como objetivo fortalecer políticas públicas que promovam a cultura da paz e a justiça restaurativa no município.

“Estamos trabalhando no Congresso Nacional para nacionalizar o Compaz. O nosso PL pretende instituir este modelo como equipamento de justiça e segurança pública para o Brasil inteiro. Que equipamentos como esses, que têm esportes, mediação de conflitos, lazer, uma série de serviços públicos para a comunidade possam se espalhar pelo nosso país, levando a segurança cidadã e promovendo a cultura de paz”, afirmou o parlamentar.

A capital pernambucana conta quatro unidades do Compaz: a Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; a Governador Miguel Arraes, na Praça Caxangá; a Ariano Suassuna, no Cordeiro; e a Dom Helder Câmara, no Coque. “Parabéns ao prefeito, João Campos, e a todas e todos que fazem a prefeitura do Recife, pela sensibilidade em implementar políticas públicas que efetivamente transformam, para melhor, a vida das pessoas”, avaliou.

A rede Compaz Recife conta com atividades educacionais, cursos de qualificação profissional e geração de renda, atendimento psicológico e avaliação médica para usuários cadastrados, atividades esportivas, aulas de danças e músicas e até mesmo confecção de instrumentos musicais. Os equipamentos também ofereceram diversos serviços públicos junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Secretaria da Mulher, Procon, Mediação de conflitos, Junta Militar, Assistência judiciária, Prouni-Recife, e Programa Mãe Coruja.

“Uma das grandes lições aprendidas com Eduardo Campos foi a importância das políticas públicas levarem vida às vidas das pessoas. O Compaz cumpre com essa missão e transforma, para melhor, a vida do nosso povo. Precisamos nacionalizar essa experiência para avançar na prevenção à violência, na inclusão social e no fortalecimento comunitário em nosso país. Que a gente possa contribuir com a missão de levar justiça social para o mundo inteiro”, afirmou o parlamentar.

Prefeitura do Recife inicia obras de pavimentação e drenagem da Rua da Emília na Cohab

Na manhã deste sábado (29), Prefeito João Campos assinou a Ordem de Serviço para mais uma intervenção do Programa Rua Tinindo, que vai requalificar cerca de 150 ruas nos próximos dois anos, com um investimento de mais de R$ 120 milhões

Neste sábado (29), o prefeito do Recife, João Campos, assinou mais uma Ordem de Serviço para iniciar a pavimentação e drenagem na Rua Emília, Zona Sul da cidade. As intervenções vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. O investimento na obra, que inicia nesta terça-feira (02), é de R$ 551 mil.

“Estamos batendo todos os recordes que o Recife já viu com um grande volume de obras por toda a cidade. Investimento em  calçamento de rua, recuperação de escadaria, além de encostas sendo feitas e iluminação sendo colocada. Em 28 de maio do ano passado, a gente teve um dos maiores eventos climáticos da história da nossa cidade. Nós enfrentamos os desafios e, em menos de um ano, conseguimos fazer a maior e mais rápida operação de crédito da nossa história, que será assinada no próximo dia 15 de maio nos EUA. Serão R$ 1,5 bilhão de investimentos nas áreas de risco da cidade. Serão mais de 500 grandes obras de encostas nos pontos mais críticos da cidade. Falar que vai fazer é fácil. Mas é preciso muita coragem e trabalho para investir um volume tão grande de recursos nas áreas mais pobres e necessitadas de nossa cidade”, declarou o prefeito João Campos durante a ordem de serviço na manhã deste sábado (29).

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 27 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Além disso, as intervenções na drenagem melhoram o escoamento e a captação das águas das chuvas, eliminando pontos de alagamento.

Maria da Conceição Silva, 61 anos, mora na rua há 50 anos e comemora a assinatura. “ Essa rua sempre encheu de água, as pessoas perderam muitos móveis. Aqui fica cheio de lama depois que chove, difícil de andar pela rua. Com essa obra, a qualidade de vida das pessoas vai melhorar e muito. Estou muito feliz que vou ver isso acontecer”, celebra.

Na Rua Emília, a pavimentação será em paralelepípedos em toda a extensão, compreendida entre as ruas Pedro Malazart e Visconde de Sabugosa, totalizando 178,13 metros, o que corresponde a uma área de 747,44 m². Serão implantados 23,82 metros de tubulação; cinco caixas coletoras com gavetas; 573,59 m² de passeios públicos; e 358,24 metros de meio fio. Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Governo de Pernambuco convoca artistas e grupos culturais para o Ciclo Junino 2023

O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), divulga o edital do Ciclo Junino 2023. A convocatória tem como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos. A finalidade é a valorização e o fortalecimento da cultura e do turismo pernambucanos nas doze Regiões de Desenvolvimento do Estado.

 As inscrições terão início na próxima sexta-feira (5/05) e seguem abertas até as 16h59 do dia 18 de maio de 2023, devendo ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1010). O resultado final será divulgado no dia 26 de maio deste ano.

 Presidente da Fundarpe em exercício, Cláudia Rodrigues reforça a importância do formato de edital público. “A convocatória busca atender às demandas da classe artística em conjunto com a política de fomento do Governo de Pernambuco. Temos orgulho da nossa riqueza cultural e através do edital podemos oportunizar que todas as linguagens do ciclo sejam representadas”.

 Para Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o Ciclo Junino é bastante esperado em todo o Estado. “As festas juninas têm um grande significado para o turismo pernambucano, tanto no âmbito regional como nacional. Vamos buscar valorizar o que temos de melhor: nossa cultura! Vamos mostrar que Pernambuco tem o melhor São João do País”.

 Serão aceitas propostas em cinco categorias: Cultura Popular, Dança da Tradição Junina, Música da Tradição Junina, Trio Pé-de-Serra e Outros Gêneros Musicais.

 O processo será realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validará se a proposta está em consonância com a categoria em que foi inscrita.

 Os artistas e grupos culturais que tiverem suas propostas habilitadas, ao final das duas etapas, poderão ter até três apresentações durante o ciclo.

 Outras informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos pelo telefone (81) 3184.3015 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h).

Clique aqui e confira a convocatória e seus anexos.

Reciprev realizará concurso público para 15 vagas

A Prefeitura do Recife vai realizar um concurso público para o preenchimento de 15 vagas na Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev), além de cadastro de reserva. O prefeito João Campos fez o anúncio do certame em seu gabinete, ao lado do diretor-presidente da autarquia dos servidores, Manoel Carneiro. Na edição deste sábado (30) do Diário Oficial, consta o nome da instituição que realizará o concurso – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, banca IBFC. Já o período de inscrições e as datas das provas ainda serão definidos.

“Hoje é um dia especial, a gente está aqui ao lado de Manoel Carneiro, que tem feito um grande trabalho à frente do Reciprev, do fundo de previdência do Recife e, com isso, temos conseguido marcas importantes. Somos a primeira capital do Brasil a ter um selo de Pró-gestão nível 3. Hoje, o fundo previdenciário do Recife é considerado o melhor do Nordeste brasileiro, entre estados e capitais, e é um dos melhores do Brasil”, lembrou João Campos. “E agora a gente traz esse anúncio importante. Vamos realizar o concurso da Reciprev para garantir quadros efetivos para a nossa autarquia. Com isso, a gente dá a garantia da boa política pública, de forma permanente, com responsabilidade fiscal, equilíbrio, zelo com o dinheiro e com a previdência”, concluiu ele.

Serão 4 vagas para Assistente de Previdência e Assistência à Saúde; 2 vagas para Técnico em Previdência e Assistência à Saúde (Contabilidade); 2 vagas para Analista de Previdência e Assistência à Saúde (Área Administrativa); além de 1 vaga para Analista de Previdência e Assistência à Saúde de cada uma das seguintes áreas: Jurídico, Contabilidade, Informática, Arqueologia, Ciência Atuarial, Assistência Social, Informática; totalizando 15 oportunidades.

O salário para Assistente de Previdência e Assistência à Saúde (nível médio) será R$ 1.627,55 para 40 horas semanais; Técnico em Previdência e Assistência à Saúde (nível técnico) terá um salário R$ 2.435,99 para a mesma carga horária; já a remuneração de Analista de Previdência e Assistência à Saúde (Assistente Social) será de R$ 4.696,92, com carga horária de 30 horas semanais; e o valor para Analista de Previdência e Assistência à Saúde (demais áreas) será R$ 6.262,55, carga horária de 40 horas.

“A Autarquia Previdenciária do município do Recife foi criada em 2001 e até a presente data funciona com servidores municipais cedidos à Reciprev. Então, realizaremos o primeiro concurso público para o preenchimento de 15 vagas, o que possibilitará, entre outros grandes avanços, pleitearmos a elevação do Pró-gestão – o programa de certificação e modernização da gestão dos RPPSs (Regime Próprio de Previdência Social do Brasil) – para o nível máximo, o nível 4. Além disso, vamos aprimorar os serviços que normalmente são desenvolvidos com relação aos interesses dos servidores municipais em razão dos seus vínculos previdenciários”, explicou o diretor-presidente do Reciprev Manoel Carneiro.

RECIPREV – O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município do Recife foi instituído com o objetivo de assegurar aos servidores públicos titulares de cargo efetivo os benefícios de aposentadoria e pensão por morte. A missão da Reciprev é garantir previdência e assistência à saúde aos servidores do município do Recife, com ações sustentáveis e integradas. Além disso, busca ser reconhecida nacionalmente pela excelência e transparência na gestão do sistema.

 

“Os ativos financeiros são da ordem de R$ 2,7 bilhões, isso coloca o Reciprev em primeiro lugar no Nordeste e 15º lugar no panorama nacional. Lembremos que são mais de 2 mil RPPS em todo o Brasil”, afirmou Manoel Carneiro.

 

Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife