Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Pernambuco celebra investimento bilionário do Grupo Heineken, que vai gerar empregos e desenvolvimento sustentável para o Estado

Pernambuco atraiu um novo investimento que vai gerar emprego e renda, além de implementar ações sustentáveis para o Estado. O Grupo Heineken anunciou que vai triplicar a capacidade produtiva de três marcas de cervejas na sua planta localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com investimento que somará R$ 1,2 bilhão e garantirá mil postos de trabalho. A unidade pernambucana também vai se tornar a primeira da companhia a antecipar a meta de consumo de água. A formalização do aporte ocorreu nesta quinta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra e representantes do Grupo Heineken.

“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. É uma expansão que vai trabalhar a geração de oportunidade conectada ao desenvolvimento sustentável, com a redução de emissão de carbono, reutilização da água e diminuição do consumo de energia”, ressaltou Raquel Lyra.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou o novo ciclo de crescimento do polo de bebidas de Pernambuco, um dos mais tradicionais da economia local. “Na contramão da crise, vemos os grandes players do setor, como a Heineken, anunciando investimentos em ampliação da produção no Estado, o que evidencia a resiliência do setor, a atratividade de Pernambuco como ambiente de negócio e a sua posição estratégica privilegiada para o atendimento dos mercados do Norte e Nordeste”, analisou.

Apenas no segmento de cervejarias, o polo de bebidas tem 12 unidades de produção de cervejas e chopes, que totalizam 2,4 mil postos de trabalho diretos. Boa parte delas conta com incentivos fiscais, por meio do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), coordenado pela secretaria e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

A companhia irá impulsionar o portfólio puro malte, com a ampliação da produção das marcas Amstel, Devassa e Tiger, e definirá a antecipação de sua meta de consumo de água para 2.9 hl/hl (1 hectolitro = 100 litros). A unidade de Igarassu também vai operar com 100% de energias renováveis, incluindo a utilização de caldeiras de biomassa com reaproveitamento dos efluentes tratados, retroalimentando seu sistema energético.Para o período de obras, o grupo vai criar 700 postos de trabalho, e após a finalização das intervenções, serão geradas 130 vagas diretas, totalizando mais de mil colaboradores. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até 2024.

“Há dez anos chegamos ao Brasil com a marca Heineken e expandimos o portfólio mainstream puro malte que se tornou uma referência de qualidade e sabor para os consumidores. Essa aceitação transformou o mercado brasileiro em um dos protagonistas nos resultados globais da companhia, o que nos permite expandir nossos investimentos no Brasil”, afirmou Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken no Brasil.

Pernambuco também será beneficiado por programas de impacto social por meio do Instituto Heineken. O projeto visa contribuir para o equilíbrio das comunidades da região e para a melhoria nas oportunidades de trabalho aos profissionais catadores, vendedores ambulantes e jovens em situação de vulnerabilidade.

O município de Igarassu foi o primeiro a receber um programa do instituto, que formou 150 jovens no último ano por meio do WeLab, uma jornada de aprendizagem pessoal e profissional gratuita, que capacita jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

A partir das ações anunciadas pela companhia, o investimento prevê a modernização e implementação de tecnologias para ganho de eficiência energética e hídrica, geração de emprego e renda, além de iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico e impacto social para as comunidades onde a indústria está inserida.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Regina Célia (Mulher), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos) e Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete).

Também marcaram presença o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Eriberto Filho, Mário Ricardo, Antônio Moraes e France Hacker; a administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, e a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, e o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Professores rejeitam nova proposta da gestão MárciaConrado e prometem manifestação

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (04), o Sindicato Municipal dos Profissionais Educação de Serra Talhada (SINTEST), rejeitou a nova proposta do governo Márcia Conrado para reajuste da categoria, segundo o Blog do Nill Júnior.

A discussão em torno do assunto gerou amplo debate.  Em alguns momentos as opiniões eram divergentes.

O SINTEST discutiu três cenários.  O primeiro,  da nova proposta do governo que elevou para 8% o percentual de aumento mais R$ 178,00 de vale transporte para profissionais de apoio. Em contrapartida,  aguardaria o STF se manifestar pela legalidade do piso.

A proposta intermediária era de pedir 10% de aumento para encerrar a questão.

A última opção seria rejeitar a proposta do governo sem apresentar uma contraproposta,  sinalizando exigir o piso. Essa acabou sendo a proposta aprovada.

A categoria diz não ter gostado do tom da contraproposta.  Isso porque a posição é de que, se os professores não a aceitassem, ficariam sem nada,  pois não seria enviada mais a matéria para a votação do Legislativo. Sobre esse ponto, Manoel Enfermeiro,  Presidente da Câmara,  disse que só votaria uma proposta acordada entre governo e categoria.

Os professores organizados pelo Sindicato ainda querem impor um constrangimento à gestão Márcia: prometem uma manifestação para repercutir exatamente no desfile pelos 172 anos de Serra Talhada.

Professora ataca Márcia: o debate também teve momentos bem menos republicanos. Em um vídeo que circula nas redes,  a professora Vera Luzia Nogueira, conhecida por Vera Luza ataca Márcia Conrado.

“Eles poderiam ter respeito por nós,  que aquela magrela não é dona de Serra Talhada.  Ela não passa de uma dentista formada pelo professor”, atacando.

Prefeitura de Garanhuns inicia projeto de incentivo à leitura nas escolas municipais

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, começou a implementar o projeto “Minha Primeira Biblioteca” nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura desde cedo e criar um hábito que pode trazer muitos benefícios ao longo da vida. Os estudantes estão recebendo livros, que podem ser levados para casa.

Os estudantes do 1º ao 4º ano já começaram a receber as primeiras obras literárias. Somente nesta primeira etapa estão sendo entregues mais de 60 mil livros. Cada estudante está recebendo nove livros, os exemplares escolhidos foram cuidadosamente selecionados para cada faixa etária. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.

A iniciativa visa despertar o interesse dos estudantes pela leitura, estimular a imaginação e a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional das nossas crianças. “A leitura é uma das melhores formas de viajar para outros mundos e aprender coisas novas. E com o projeto “Minha Primeira Biblioteca”, os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns terão a oportunidade de iniciar essa viagem desde cedo, com livros especialmente selecionados para cada faixa etária”, afirmou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

O projeto “Minha Primeira Biblioteca” é mais uma ação da Prefeitura de Garanhuns em prol da educação e do desenvolvimento das crianças. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino uma educação de qualidade e prepará-los para enfrentar os desafios da vida adulta, formando cidadãos conscientes e críticos. Foto: Vinicius Vilela

João Paulo Costa apresenta Indicação ao Governo buscando ampliar o abastecimento de água em Cabrobó

O Deputado João Paulo Costa apresentou ao Governo do Estado uma Indicação em relação a Licitação de n° 380/2022, que tem como objetivo a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água para o munícipio de Cabrobó, que já foi homologada, mas não teve o seu início.

“Essa ampliação vai possibilitar que a vazão da água saia de 73 litros para 113 litros por segundo, acrescendo em mais de 50% a capacidade de abastecimento da cidade e da região, eliminando a necessidade do rodízio de água na cidade de Cabrobó. O nosso mandato vai trabalhar pela celeridade dessas obras para que o mais breve possível toda população do município tenha acesso à água”, discursou o parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa.

João Paulo Costa recebeu, na última eleição, 6.842 votos no munícipio de Cabrobó, sendo o Deputado mais votado da história da cidade. “Tenho um sentimento de gratidão muito grande por Cabrobó. Nosso mandato tem trabalho comprovado pelo município e vamos continuar trabalhando para seguir melhorando a qualidade de vida das pessoas”, complementou o parlamentar.

Secretária Estadual da Mulher debateu políticas públicas em Afogados da Ingazeira

Afogados da Ingazeira, sediou ontem (03), o primeiro encontro dos organismos municipais de políticas públicas para mulheres de Pernambuco – OMPMs. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contou com as presenças do Prefeito Alessandro Palmeira e da Secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Regina Célia.

O encontro é uma iniciativa do Governo do Estado e contou também com as presenças de gestoras de políticas públicas para as mulheres dos municípios de Iguaracy, Ingazeira, Brejinho, Tuparetama, Tabira, Carnaíba, Itapetim, Recife, Santa Terezinha, São José do Egito, Quixaba e Afogados da Ingazeira.

As gestoras participaram de uma roda de conversa com a secretária estadual e também puderam apresentar as demandas de cada município do Alto Pajeu. O conteúdo das demandas será encaminhado ao Governo do Estado.

“Sei que todas estão na expectativa do que vamos fazer. Mas de uma maneira muito tranquila, séria, efetiva, assertiva, eu estou ao lado de vocês. Estamos aqui para derrubar muros e alargar fronteiras; e é nessa perspectiva que estou aqui e eu sei que vocês também. A política pública para as mulheres do governo de Pernambuco será construída ouvindo e dialogando com vocês,” assegurou a Secretária Regina Célia.

Durante o encontro, Mauricélia Souza, da UFRPE – campus Serra Talhada, apresentou o projeto Lamparina, um aplicativo que ajuda mulheres da zona rural que vivem em situação de violência.

“Fiz questão de participar desse momento. Recentemente entregamos uma viatura para a patrulha municipal Maria da Penha e anunciamos a criação da Secretaria Municipal da Mulher. Acredito que, quando municípios, Estado e União, trabalham em sintonia, ampliamos e fortalecemos a efetividade das políticas públicas para as mulheres,” destacou Sandrinho.

O encontro contou ainda com as participações da Coordenadora de políticas para as mulheres de Afogados, Risolene Lima; da Secretária Municipal de Assistência Social, Madalena Leite; da vereadora Gal Mariano; da vice-presidente do Conselho da Mulher, Apolônia Gomes; da representante do Fórum de Mulheres do Pajeu, Fátima Silva; e da Diretora de Políticas para Mulheres do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Lucineide Cordeiro.

Nos 430 anos de Jaboatão, Detran Itinerante atende à população

No aniversário de 430 anos de Jaboatão dos Guararapes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) integrou a programação de comemoração com a oferta de um leque de serviços à população, como parte das ações do Maio Amarelo. O atendimento foi das 8h às 12h, dentro do mutirão Mais Jaboatão. Para o evento, o órgão disponibilizou o Detran Itinerante, veículo dotado de guichês, computadores e internet, específicos para atendimento ao público, além de um simulador de direção como ação educativa.

No local foi possível abrir solicitações, acompanhar processos, verificar pontuação, realizar agendamentos e protocolar outros procedimentos. A unidade do órgão esteve estacionada na Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro do município. “Uma boa oportunidade para a população regularizar questões ligadas a veículos ou habilitação de forma mais rápida”, destaca o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira. Uma outra unidade, com um simulador de direção, permitiu conhecer os efeitos do álcool. O equipamento reproduz a condução de um veículo feita por um motorista embriagado, como forma de conscientização para os perigos de beber e dirigir.

O Maio Amarelo é um movimento voltado para despertar a atenção da sociedade com relação aos elevados índices de mortos e feridos no trânsito. A campanha visa conscientizar todos os envolvidos no tráfego de veículos para garantir maior segurança viária. As atividades do Maio Amarelo em Pernambuco foram iniciadas na terça-feira (2) e se estendem até o dia 31, com atuação em todas as regiões do estado.

A escritura pública da área de Jaboatão foi lavrada em 4 de maio de 1593, quando ainda era um engenho de propriedade do casal Bento Luiz de Figueiroa e Dona Maria Feijó de Figueiroa, naturais da cidade do Porto, Portugal. Naquele tempo eram terras situadas nas margens do rio Jaboatão. A data foi adotada como símbolo da fundação da cidade. A programação de aniversário prossegue até o dia 10, em várias partes do município.

Compaz Miguel Arraes ganhará a terceira Praça da Infância do Recife

O prefeito João Campos foi até à obra e aproveitou para visitar o espaço CRIAR

O Compaz Miguel Arraes, na Avenida Caxangá, bairro da Madalena, receberá a terceira Praça da Infância da cidade. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e começaram nesta quinta (04), com investimentos da ordem de R$ 624 mil, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada, e já está em obras a unidade de San Martin. O prefeito João Campos visitou as obras da Praça e aproveitou a oportunidade para ver de perto o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar), que também está localizado no próprio Compaz.

“Fazer a Praça da Infância e o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar) no ambiente do Compaz é muito importante, porque assim integramos políticas públicas que têm uma concepção muito parecida, de colocar a criança como cidadão no centro das decisões. O Compaz já é uma referência para o Brasil e o mundo e essas obras vão ser muito importantes para o Recife, mas também para outras pessoas que visitam a rede Compaz e agora vão poder conhecer essas ações que a Prefeitura tem feito”, disse o prefeito, lembrando que a “vitrine” que se cria no Compaz ainda contempla a Creche Alcides Tedesco, vizinha ao Compaz.

Com 490 m2 de área, a Praça da Infância do Compaz Miguel Arraes terá novos brinquedos, passeios, pisos, mobiliários, rampas, drenagem, paisagismo e nova comunicação visual. A equipe de intervenções sociais da Secretaria Executiva de Inovação Urbana esteve no local para escutar as crianças e seus tutores e cuidadores. Nas oficinas de cocriação, as crianças escolheram brinquedos onde pudessem “pular”, “girar”, “equilibrar” e “escalar”.

O círculo foi escolhido como forma básica, representando os elementos naturais. Nesta praça, serão implantados dois círculos identificados como vento e mais três complementares. Os que representam o vento comportam um balanço e um quadrifol, que é um brinquedo com cordas. Os complementares possuirão um morrote de escalada, dois pula pulas e um gira gira inclusivo. Todos estes círculos são conectados por um caminho estruturante, facilitando o percurso da criança.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.


Já no Criar, Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife, explicou que o espaço é dividido por finalidades voltadas para o estímulo infantil e que conta com ambientes para leitura e contação de histórias; área de estudos; espaços multimídia e para o desenvolvimento do lúdico e de atividades que estimulam os sistemas motor e cognitivo (a sala de psicomotricidade relacional), espaços verdes ou molhados para a realização de brincadeiras ao ar livre e uma área voltada para o atendimento dos beneficiados pelo Programa Mãe Coruja.


“Receberemos turmas de creches de segunda a sexta, que virão com transportes disponibilizados pela Prefeitura. A capacidade é de 160 crianças por dia – são 80 no turno da manhã e 80 no turno da tarde, além dos profissionais das creches”, disse a secretária.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Mendonça Filho apresenta propostas para corrigir pelo IPCA todas as faixas do imposto de renda e diz que proposta do Governo é uma enganação

Ao apresentar emendas à Medida Provisória que tratou sobre a alteração da tabela do Imposto de Renda, o deputado federal, Mendonça Filho, fez duras críticas ao Governo do PT que, segundo ele, está cometendo estelionato eleitoral. “Lula prometeu isenção para até R$ 5 mil e não cumpriu a promessa de campanha. Uma leitura rápida da MP mostra que o Governo não ampliou sequer a faixa de isenção para dois salários-mínimos, se limitando a fazer uma manobra fiscal para enganar o contribuinte, e deixou as demais faixas sem correção, prejudicando também a classe média”, criticou Mendonça, que apresentou um conjunto de emendas à MP como a correção de 53,59% (IPCA) de todas as faixas da tabela do IR, isenção efetiva para rendimento até dois salários mínimos, sem malabarismos fiscais, atualização dos valores do custo histórico dos bens imóveis, e reabertura de prazo para o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (Rerct).

Mendonça argumentou que a política tributária é um dos principais instrumentos de distribuição de renda de um país e a defasagem das faixas da tabela do Imposto de Renda penaliza o contribuinte com maior carga de imposto e amplia a desigualdade. “O Governo não corrigiu sequer a primeira faixa do IRPF para quem ganha dois salários-mínimos e continua a penalizar fortemente a classe média, ao não reajustar as demais faixas”, afirmou, ressaltando que a classe média, que chega a pagar alíquotas de 27,5%, é a principal sustentação da arrecadação do IRPF. O último ajuste integral foi em 1996. De lá para cá, a tabela passou por atualizações parciais acumulando uma defasagem de 147,87%, ao todo.

O deputado afirmou que o descompasso entre a correção dos salários e a não atualização das faixas terminou incluindo na primeira faixa de tributação contribuintes que deveriam estar isentos, inclusive, os que ganham dois salários-mínimos. “Não estamos propondo ganho real, nem compensar injustiças passadas, mas a correção pela inflação de todas as faixas para atenuar as perdas inflacionárias e o aumento do peso do imposto no bolso do brasileiro”, justificou.

Segundo ele, a correção apresentada pelo Governo sobe, de fato, de R$ 1.903,00 para R$ 2.112,00, o que acabaria deixando de fora quem ganha até 2.640,00, caso não houvesse a manobra fiscal. “Para enganar quem ganha dois salários-mínimos, o Governo fez uma manobra de cálculo sorrateira, antecipando o valor do desconto simplificado para descontar mês a mês, no valor de R$ 528”, afirmou, ressaltando que todo contribuinte que optar pelo desconto simplificado na Declaração de Ajuste Anual já tem direito a dedução desses 20%. “Uma das emendas que apresentei corrige a primeira faixa para beneficiar quem ganha dois salários. Mínimos efetivamente. Com isso, o contribuinte vai manter o direito histórico de dedução de despesas de 20% na declaração simplificada, como garante a legislação”, completou.

José Patriota cita cuidado com atenção básica como prioridade para a melhoria dos serviços de Saúde em Pernambuco

Presente na instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada na quarta-feira (3), o deputado estadual José Patriota (PSB) destacou a importância de não discutir apenas estrutura hospitalar, mas de tratar da atenção básica e trazer à tona o debate sobre o subfinanciamento dos programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu acho mais importante que discutirmos sobre tratarmos das doenças, cuidarmos para preservar a saúde das pessoas, evitando que elas se encaminhem aos hospitais e melhorando assim o atendimento. Acredito que cuidar da atenção básica e conversar com nossa Bancada Federal para rediscutir o Pacto Federativo a fim de sustentar que as prefeituras tenham os programas financiados, garantindo uma prestação eficiente, devam ser uma prioridade para melhorar a vida dos homens e mulheres usuários do sistema público de saúde”, afirmou o ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Patriota também destacou a importância de ouvir os profissionais de saúde e os usuários do SUS para validar os debates que acontecem na Casa do Povo Pernambucano. “Fico muito feliz que os colegas deputados se debrucem sobre esse tema tão importante. Agora é o momento de falarmos menos e ouvirmos mais para que esse espaço possa ser utilizado para fazer bem a Pernambuco”, concluiu.

PF faz operação para prender CACs suspeitos de crimes violentos

Prazo para donos de armas de fogo recadastrarem itens em sistema federal terminou nesta quarta. Operação tenta, também, apreender essas armas não cadastradas em vários estados.

A Polícia Federal deflagrou operação nesta quinta-feira (4) para prender pessoas que não recadastraram armas de fogo dentro do prazo – encerrado nesta quarta (3) – e que, além disso, têm mandados de prisão em aberto por crimes violentos ou dívidas de pensão alimentícia.

“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF”, publicou o ministro da Justiça em uma rede social.

Segundo a PF, pessoas com esse tipo de mandado de prisão sequer poderiam ter acesso a armas de fogo – e, para piorar, agora também não têm posse legal dessas armas.

Balanço final da PF aponta que, terminado o prazo nesta terça, foram cadastradas 939.154 armas – quase 6 mil a mais que os 933.233 registros que existiam anteriormente no sistema Sigma, do Exército, que será descontinuado.