Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

No Recife, prefeito Irlando Parabólicas busca resolver pendências junto ao governo do estado

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando de Souza Lima (Irlando Parabólicas), está no Recife deste a última quarta-feira (3), na sua passagem pela capital pernambucana, o gestor tem buscado resolver algumas pendências, junto aos órgãos do Governo do Estado, como na secretaria de Planejamento e Casa Cívil. Além disso, Irlando visitou a Amupe, a Casa de Apoio do município e finalizou a compra de um automóvel, para Guarda Municipal, dentre outras ações importantes, para a população santacruzense.
Ainda relacionado ao governo estadual, o prefeito conversou com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, sobre o FEM 2015, com o secretário executivo da Casa Cívil, Rubens Júnior, sobre algumas ações do governo e com Gerente de Relacionamento, Fulvio Wagner, sobre o São João.

“Não tenho medido esforços, para realizar as ações necessárias, para o nosso município. As parcerias com o Governo do Estado, são fundamentais, por isso, sempre que venho a capital, busco ir ao Palácio do Governo, para tratar de assuntos pertinentes à Capital da Rapadura.
Estamos retornando com a certeza do dever cumprido e acreditando que, em breve, Santa Cruz da Baixa Verde, será beneficiada com as ações, solicitadas à Governadora Raquel Lyra, pontuou o prefeito Irlando.

Blitz educativa em bares aborda perigos da mistura álcool e direção

Álcool e direção é uma mistura irresponsável e pode ser trágica. Para conscientizar os condutores de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza ação educativa, nesta sexta-feira (5), das 19h às 22h, nos bares da Zona Norte do Recife, com início no Recanto Paraibano. A iniciativa integra as atividades do Maio Amarelo, movimento voltado para conscientizar a sociedade sobre a segurança no trânsito. Até o dia 31, várias ações serão desenvolvidas em todas as regiões de Pernambuco.

Para a ação, equipes da Educação de Trânsito do órgão vão abordar os frequentadores dos bares, destacando os perigos de misturar álcool e direção e levando material informativo e dicas de proteção para conduzir com mais segurança. Durante a atividade, aqueles que não estiverem fazendo uso de álcool ganham a medalha “Amigo da Vez”, e ficará responsável por conduzir os demais, após a saída do bar. A iniciativa conta com a parceria da Operação Lei Seca (OLS).

Entre os pontos que deverão ser destacados em cada abordagem, fora a alcoolemia, estão o respeito ao pedestre e ciclista, os cuidados no transporte de crianças, o uso correto do capacete, a necessidade de fazer revisões periódicas nos veículos, o avanço de sinal, além do excesso de velocidade, primeiro lugar em multas em Pernambuco. A abordagem será aleatória e as pessoas escolhidas ficam livres para aceitarem a explanação. Além do material educativo, haverá distribuição de lacinhos amarelo, símbolo do movimento Maio Amarelo.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.

Este ano, conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda, Yamaha, diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

Joel Gomes Pessôa: ‘Sem medo de lutar em defesa do povo’

A política de contenção de gastos de alguns órgãos de gestão, dentre eles o TJPE que firmou o fechamento de alguns Fórum (edifício em que está sediado o Poder Judiciário) de Comarcas (território em que o juiz de primeiro grau irá exercer sua jurisdição) no interior do Estado, como ocorrido ontem com Tacaratu, torna-se preocupante para nós que nos elegemos para defender o povo e seu bem estar social.

Esse medo iminente que rondava Tuparetama e sua gente, bem como, o município de Ingazeira, que é Termo e população estimada (2.021) de 12.803 habitantes abrangidos, caso cerrasse suas portas, seria um verdadeiro atraso e a submissão da nossa gente ao desmando de sofrimento para que os jurisdicionados tivessem que se deslocar a São José do Egito, já assoberbado de serviços, fato de que o Fórum Pedro Leite Ferreira de Tuparetama, edificação de qualidade e que atende a demanda, comporta em seu acervo um número considerável no PJE: 1.179 e Judwin 765 e uma média anual de 06 juris anuais. Ainda detém uma Cadeia Pública que suporta 18(dezoito) presos e hoje lá estão 09 (nove).

Em audiência com o Desembargador Dr. Bartolomeu Bueno de Morais, em 03/05/2023, recebendo o indispensável apoio do também ex Desembargador do TRE-PE Dr. Roberto Morais, filhos de Ingazeira, demonstramos a necessidade de lutarmos pela permanência do Fórum de Tuparetama, como forma social de amenizarmos o sofrimento da nossa gente que acumula demandas passíveis de ser saneado com a intervenção nos procedimentos, o que prontamente foi acatado e defendido.

Fechar uma unidade de atendimento aos jurisdicionados que esperaram por anos a chegado do poder judicante e após longo período de funcionamento vê-lo “desaparecer”, sem dúvidas é retroceder e impor ao povo o sofrimento e a escassez do bem estar de quem precisa da atenção por se encontrar nos confins do interior do Estado, onde a atenção geralmente é menor e, na audiência, obtivemos, evidentemente, o ‘aprovo’ dos Cultores do Direito citados, inclusive, fomentando projeto para que tragamos a Tuparetama o Eleitoral, o que nos daria maior independência jurísdicional.

Joel Gomes Pessôa – Vereador PSB de Tuparetama
Bel. Em Direito e Adm. CRA/PE 20-16939

Crediamigo supera marca de um milhão de beneficiados em 2023

O Crediamigo superou a marca de um milhão de empreendedores atendidos somente em 2023, ano em que comemora 25 anos de existência. Nos quatro primeiros meses do ano, o programa de microcrédito do BNB já desembolsou R$ 3,2 bilhões, contemplando atividades produtivas em toda a área de atuação do Banco, que abrange a região Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em Pernambuco, o programa realizou, no primeiro quadrimestre do ano, 78 mil operações que correspondem a R$ 230 milhões em empréstimos. Para o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a marca de um milhão
de clientes beneficiados no período atesta a capilaridade do Crediamigo em seu mercado de atuação e fortalece a liderança do programa entre as instituições que operam o microcrédito no país. “Nossa principal missão é democratizar o acesso ao crédito e consolidar o Banco do Nordeste como importante vetor do desenvolvimento de nossa região”, afirma Câmara.

Dos clientes atendidos, mais de 600 mil são mulheres. “O Crediamigo reafirma sua missão social no intuito de transformar vidas. Nosso propósito é possibilitar dignidade para milhares de famílias, contribuindo para redução da pobreza. Quando o programa beneficia o público feminino, as mulheres passam a ajudar na renda familiar, permitindo elevação da autoestima e consequentemente reduzindo a violência doméstica”, observa o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas do BNB, Fabrizzio Feitosa.

Ganho de eficiência
Em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, o Crediamigo já aplicou mais de R$ 110 bilhões, beneficiando mais de sete milhões de clientes, ao longo dos seus 25 anos. O programa tem investido em iniciativas voltadas ao ganho de eficiência, a exemplo do atendimento on-line e do uso de plataformas digitais, que tornaram o crédito produtivo e orientado mais próximo dos empreendedores. A gestão do Crediamigo projeta encerrar o ano com 2,3
milhões de clientes em carteira e R$ 12,8 bilhões desembolsados.

UFPE no Meu Quintal e Projeto Florescer voltam a Flores com atividades para professores e familiares de crianças neurodivergentes

Neste final de semana, dias 6 e 7, uma equipe de estudantes, técnicos e professores da UFPE estarão novamente no município de Flores-PE, em uma ação conjunta dos Projetos UFPE no Meu Quintal e Florescer, ministrando oficinas para professores, pais e responsáveis de crianças neurodivergentes, com especial atenção para os Transtornos do Espectro Autista (TEA) e deficientes auditivos.

As atividades ocorrerão no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra, ambas na sede do município, e na Escola Municipal Romão Ferreira de Azevedo, no distrito de Saco do Romão.

Também haverá uma visita técnica à Cutelaria Campos, fábrica de facas artesanais em atividade há quase um século no município. O objetivo da visita é de viabilizar o apoio da Universidade à iniciativa visando o incremento das práticas administrativas e de gestão do negócio.

Essa nova ação ocorre mais uma vez a partir da parceria entre a Universidade, iniciativa privada, gestão municipal e o terceiro setor, estando envolvidos, além da UFPE, a Prefeitura Municipal de Flores, Viana & Moura e a ONG Amigos no Sertão. As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados de participação.

O Projeto UFPE no Meu Quintal é uma iniciativa de extensão coordenado pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), em atividade desde 2017, e tem por objetivo a troca de saberes entre acadêmicos de todos os cursos da UFPE e a população de cidades do Sertão do Nordeste.

As operações do projeto são realizadas no formato de caravanas bianuais com, aproximadamente, cem estudantes de diversas graduações da Universidade. A Operação Flores ocorreu em maio de 2022, quando, além das oficinas apresentadas, foram levantadas demandas específicas. Neste retorno, são tratados estes temas diretamente com o público-alvo, professores e pais de crianças com TEA e deficiência auditiva.

Coluna do Finfa

Prefeito Zeinha Torres confirma início das obras do Parque Municipal – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, em entrevista a este blogueiro, anunciou que estará iniciando as obras do Parque Municipal, um grande obra para a população iguaraciense, como também o gestor confirmou que estará na próxima semana na Secretaria Estadual de Segurança Pública em Recife, tentando recursos para a construção da nova Delegacia de Polícia.

Nome forte – A escolha de um candidato para disputar a eleição para prefeito, é sempre uma decisão importante, que envolve estratégia política, análise de conjuntura e avaliação de lideranças locais. Após o rompimento da vice-prefeita Luciara de Nemias, com o prefeito Manuca, a oposição de Custódia, ganhou um nome forte e respeitado, uma mulher com uma trajetória de sucesso. Segundo uma fonte custodiense em conversa com este blogueiro, políticos e lideranças oposicionistas, avaliam que a vice-prefeita Luciara de Nemias é o melhor nome para unir a oposição e tentar consolidar uma vitória em 2024. “Luciara tem se destacado como uma líder política atuante e comprometida com os interesses da população. Seu trabalho por Custódia é reconhecido pela defesa de pautas importantes para a cidade, como a melhoria da saúde pública, a valorização dos servidores municipais e a melhoria do acesso à educação. Além disso ela tem habilidade para dialogar com diferentes setores da sociedade, construindo alianças e estabelecendo pontes entre grupos.Com o avançar do tempo e o afunilamento do processo de pré-candidaturas, vejo que a união da oposição em torno do nome da Luciara, será uma estratégia inteligente, que ampliará as chances de vitória da oposição custodiense em 2024”, disse a fonte custodiense.

Realiza –  A Prefeitura de Garanhuns realiza, na próxima segunda-feira (08), coletiva de imprensa para divulgar a programação da Festa de Santo Antônio. A festividade do padroeiro da cidade está prevista no calendário de eventos do município, e será realizada de 01 a 13 de junho! O encontro será realizado a partir das 10h, no alácio Celso Galvão, que fica localizado na avenida Santo Antônio, nº 126, no centro da cidade.

Agenda – O Ministro da Pesca e Aquicutura, André de Paula, tem agenda em Pernambuco nesta sexta-feira (05) e sábado (06). Hoje das 10:30 horas às 12 horas, o ministro participa do evento de cerimônia de posse do Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Sr. Fábio Barros e Silva, na Av. General San Martin, 1000; às 14 horas terá reunião de alinhmanento com o Superintendente; no sábado (06), 10 ás 13 horas, visita técnica ao local onde será construído o Mercado do Pescado, no Bairro do Janga – Paulista/PE, ao lado do prefeito Yves Ribeiro, Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal e Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Ações – O Governo Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, está unindo forças com as comunidades rurais, para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Juntos, estamos trabalhando para criar um ambiente seguro e proteger aqueles que são mais vulneráveis. Vamos continuar lutando por um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Disse “A sensibilidade da Alepe se refletiu no esforço de várias frentes dentro da Casa, no comprometimento das comissões e no empenho dos deputados em estudar, sanar dúvidas e dar contribuições ao projeto. A Alepe, como podemos observar, cumpriu o seu regimento, acelerou a tramitação e desempenhou o seu papel com êxito. Assim, dá sua contribuição ao plano do Governo de investir em áreas como segurança, saneamento, saúde e estradas”.(Presidente da Alepe Álvaro Porto, após a aprovação do Projeto de Lei Ordinária 556/2023, que autoriza o Governo Raquel Lyra (PSDB) a contrair empréstimos de até R$ 3,4 bilhões em bancos públicos e privados)

Entrega e inaugura – Nesta sexta-feira (05) às 9 horas, o prefeito de Petrolância, Fabiano MArques, inaugura e entrega oficialmente, o prédio reformado da Delegacia de Polícia Civil no município, localizada na Rua Manoel Rodrigues de Almeida. no centro da cidade. Apesar do prédio da delegacia pertencer ao Governo de Pernambuco, os recursos para a obra da reforma saíram dos cofres da Prefeitura de Petrolândia, no montante de aproximadamente de R$ 163 mil, o gestor também estará inaugurando o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Cidadã (Guarda Civil Municipal) para dar melhor qualidade à segurança da população. Informações Blog Assis Ramalho.

Você sabia – Que o município de Itapetim está sendo representado por cerca de 150 alunos/atletas das escolas Antônio Piancó Sobrinho, Walfredo Siqueira, Paulino Amaro Cordeiro, EREM Tereza Torres, Colégio Evolução e Academia do Saber, na 46ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco 2023 (JEPS), que está sendo realizado em Afogados da Ingazeira. Os jogos irão perdurar pelas próximas duas semanas e o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, da Diretoria de Esportes e Juventude e da Diretoria de Transportes, está dando total suporte de apoio e logística.

Frase“Fico muito feliz que os colegas deputados se debrucem sobre esse tema tão importante. Agora é o momento de falarmos menos e ouvirmos mais para que esse espaço possa ser utilizado para fazer bem a Pernambuco”.(Deputado José Patriota, na instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada na última quarta-feira 03)

Perguntar não ofende – A Câmara de Vereadores de Tabira vai realizar novo repasse financeiro para o Governo Municipal?

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que autoriza o Executivo a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões para realizar investimentos em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra sancionou, na noite desta quinta-feira (4), a lei que autoriza o Executivo pernambucano a contratar empréstimos de até R$ 3,4 bilhões com bancos nacionais e internacionais. A proposta foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última quarta-feira (3).
 
Com a sanção da norma, o Estado poderá incrementar significativamente investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo. Devido à queda da principal fonte de arrecadação do Estado, o ICMS, e do desequilíbrio nas finanças herdado da gestão anterior – um déficit primário de R$ 567 milhões e um orçamento menor em pelo menos R$ 7 bilhões -, os empréstimos possibilitarão reforçar o orçamento público e realizar obras e ações. 
 
“Com esse dinheiro vamos conseguir chegar na ponta, garantindo mais estradas, segurança, água, saneamento para quem vive na cidade e na zona rural, e com isso começar a mudar Pernambuco de verdade. Nós estamos trabalhando incansavelmente para trazer mais qualidade de vida para a nossa gente”, afirmou Raquel Lyra.
 
A governadora foi à Alepe no último mês de abril para entregar o projeto de lei aos deputados estaduais pernambucanos. No texto, a chefe do Executivo estadual apresentou aos parlamentares sua ideia de contratar um empréstimo de até 90 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE), e outro de até 200 milhões de dólares visando investimentos no programa Juntos Pela Segurança. A recuperação das estradas que cortam o Estado também foi citada como prioridade dentro do projeto. Foto: Janaína Pepeu/Secom

Dia D de mobilização contra a influenza acontece neste sábado (06/05)

No próximo sábado (06/05), salas de vacinação espalhadas por todo território pernambucano estarão mobilizadas para realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Iniciada em 10 de abril em todo o país, a campanha que é voltada para grupos prioritários (lista completa abaixo), imunizou no Estado até o momento 622.855 pessoas (20,33%) de mais de 3,5 milhões (3.585.630) aptos a receber a dose da vacina que protege contra as A H1N1, A H3N2 e o tipo B e é aplicada anualmente. A Campanha termina em 31 de maio.

Como parte da população elegível para imunização, o grupo formado pelos povos indígenas é o que possui a maior cobertura vacinal até aqui (18.394 doses aplicadas – 48,81%), seguido pelos professores (25.176 doses aplicadas – 24,52%), gestantes (21.719 doses aplicadas – 22,98%), idosos (294.086 doses aplicadas – 22,72%), trabalhadores de saúde (55.728 doses aplicadas – 21,49%) e crianças (110.627 doses aplicadas – 14,75%). A meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS) é imunizar 90% da população geral contemplada na mobilização.

Para 2023, a Campanha Nacional apresentou um diferencial. Desta vez, todos os grupos elegíveis podem se vacinar de maneira simultânea, não havendo mais a realização da vacinação por etapas. Este ano, o Ministério da Saúde encaminhou para Pernambuco mais de 2,2 milhões de doses de vacina para a realização da estratégia. O Estado deve receber nova remessa do imunizante na próxima semana.

“A vacinação contra o vírus acontece anualmente e é imprescindível que quem faça parte dos grupos prioritários busquem o serviço de saúde mais próximo de sua residência para proteção”, reforça a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Grupos Prioritários

Idosos com 60 anos e mais (1.294.351 pessoas)

Trabalhadores da Saúde (259.370)

Crianças (6 meses a < de 6 anos) (735.995)

Gestantes e Puérperas (110.131)

Povos Indígenas (52.550)

Professores (102.657)

Pessoas com comorbidades (359.168)

Pessoas com deficiência permanente (496.029)

Caminhoneiros (32.187)

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (14.481)

Trabalhadores portuários (4.589)

Forças de segurança e salvamento (25.222)

Forças armadas (12.562)

Funcionários do sistema de privação de liberdade (4.436)

População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (34.467)

REDES SOCIAIS – Durante o mês de maio, a população poderá acompanhar nas redes sociais da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) depoimentos de alguns personagens convocando a população para imunização contra a influenza e falando da importância da vacinação.

Ao longo das próximas semanas, os seguidores conhecerão um pouco da rotina do surfista de longboard, Ray Farias; do Papai Noel do Náutico, Wilson Andrade; de Nadinho Dantas, criança com Síndrome de Down, famoso nas redes sociais pela sua animação, até na hora de tomar vacina; a gestante e enfermeira, Márcia Brasil, além de Marluce Alves, aposentada e diagnosticada com paralisia infantil.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, João Paulo Costa realiza visita institucional à OAB Pernambuco

O Deputado João Paulo Costa realizou nesta tarde mais uma visita institucional enquanto Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar, que foi eleito por unanimidade durante a instalação da Comissão no mês passado, esteve na sede da OAB Pernambuco e se reuniu com o Presidente da Ordem aqui no estado, Fernando Ribeiro Lins, e o Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Joaquim Guerra.
“É uma iniciativa muito importante a do deputado João Paulo Costa. A criação da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe atende a uma série de questões que dialogam com a população pernambucana. A Assembleia Legislativa é a Casa do Povo e deve estar aberta para receber iniciativas à exemplo desta. A Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Pernambuco estará, inclusive, a postos para colaborar e trabalhar programações conjuntas e voltadas para o fortalecimento da cidadania”, afirmou o Presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

Segundo João Paulo Costa, “Tivemos uma conversa muito produtiva. Coloquei a Comissão e o nosso mandato à disposição para que juntos possamos trabalhar pelo consumidor pernambucano. Estive na semana passada no PROCON estadual e hoje debatemos também sobre a necessidade de reestruturação desse órgão tão importante. O nosso mandato vai continuar procurando o diálogo com outras entidades importantes, a exemplo da FIEPE, FECOMERCIO,  Câmara dos Dirigentes Lojistas, além de outras. Nosso trabalho visa fortalecer o consumidor e o empreendedor que gera emprego e renda no nosso estado”.